Reunucia do papa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVESRSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACISA - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO-TÂNIA MIRANDA






Andreza Kiane
Anna Carolina Alves
Marcus Vinicius
Thiara Magalhães














Renúncia do Papa Bento XVI



















Belo Horizonte
Abril /2013

1.0 Renuncia do Papa Bento XVI

1.1 O Papa Bento XVI


Nascido naAlemanha em 16 de abril de 1927 Joseph Aloisius Ratzinger iniciou sua vida religiosa muito cedo ao lado do irmão Georg Ratzinger. Em junho de 1951 ambos foram ordenados sacerdotes pelo Arcebispo de Munique, e a partir daí iniciou a atividade de professor na Escola Superior de Filsofia.

Em 1977 Ratzinger foi nomeado Arcebispo de Munique pelo Papa Paulo VI e poucos meses depois estava sendoelevado a cardeal com o titulo presbiterial de “Santa Maria Consoladora em Tiburtino”. Em 1981 foi apontado como Prefeito da Congreção para a Doutrina da Fé pelo Papa João Paulo II. Era muito amigo do Papa e compartilhava das mesmas ideias ortodoxas e foi um dos grandes integrantes influentes da Cúria Romana, com o cargo que obtinha de Prefeito da Congregação o colocava como um dos mais importantesdefensores da ortodoxia catolica.

Com a morte do Papa João Paulo em (olhar data) surge um novo conclave, ou seja uma nova eleição para a escolha do sucessor. E assim em 19 de abril de 2005 com um dos conclaves mais rapidos da história com 4 votações e duração de apenas 22 horas elegeram Joseph Aloisius Ratzinger como novo papa da Igreja Catolica com 78 anos de idade, tomando posse no dia 24de abril em uma cerimonia na Basilica de São Pedro em Roma.


Queridos irmãos e irmãs: Depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram a mim, um simples humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me o facto de que o Senhor sabe trabalhar e actuar com instrumentos insuficientes e, sobretudo, confio nas vossas orações. Na alegria do Senhorressuscitado, confiados em sua ajuda permanente, sigamos adiante. O Senhor nos ajudará. Maria, sua santíssima Mãe, está do nosso lado. Obrigado. (Palavras do novo Papa na sua primeira aparição assim que eleito.)


A escolha do nome Bento XVI é uma homenagem a ao ultimo Papa que adotou o mesmo nome, que foi o italiano Giacomo Della Chiesa entre 1914 e 1922, conhecido como “Papa da Paz”.Para muitos criticos Ratzinger por possuir um pensamento católico ortodoxo o chamam como sendo um conservador, mas em seu pontificado Bento XVI levou muitas das propostas semelhantes a de seu predecessor como o da moral e do dogma.

Em seu pontificado o Papa enfrentou grandes problemas e questionamentos sobre a Igreja Catolica, fazendo que com isso surgissem varias criticas por parte da imprensade todo mundo. A imprensa critica sobre a postura pouco clara que o Papa estava tendo perante a alguns assuntos como: crimes sexuais com menores no EUA e sua declaração dizendo a negação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Além disso, o Papa Bento XVI foi acusado de acobertar crimes de pedofilia cometidos por padres em suas paroquias.

E assim foi marcado o pontificado de Bento XVI,com muitas criticas mas também elogios e pronunciamentos do Papa para seus fieis.


1.2 Renúncia do Papa

Em 11 de fevereiro de 2013 é anunciado pelo Vaticano a que Bento XVI renunciaria seu papado no dia 28 de fevereiro. Com esta decisão o líder da Igreja Católica se tornaria o primeiro papa a abdicar seu posto desde 1415 quando Gregório XII renunciou seu posto sem opressão externa.

Essarenuncia pegou a todas de surpresa, inclusive padres, bispos e arcebispos da igreja pelo mundo, ninguém espera que o líder da igreja pudesse tomar essa atitude inesperada.

Muitos foram às informações passadas sobre a renúncia do Papa, mas a igreja e o próprio Papa declararam que sua renuncia era devida a idade avançada e sua saúde delicada. Um dos assuntos mais comentados da renuncia do Papa...
tracking img