Reunucia do papa

1733 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVESRSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACISA - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO-TÂNIA MIRANDA

Andreza Kiane
Anna Carolina Alves
Marcus Vinicius
Thiara Magalhães

Renúncia do Papa Bento XVI

Belo Horizonte
Abril /2013

1.0 Renuncia do Papa Bento XVI

1.1 O Papa Bento XVI

Nascido na Alemanha em 16 de abril de 1927 Joseph Aloisius Ratzinger iniciou sua vida religiosa muito cedo ao lado do irmão Georg Ratzinger. Em junho de 1951 ambos foram ordenados sacerdotes pelo Arcebispo de Munique, e a partir daí iniciou a atividade de professor na Escola Superior de Filsofia.

Em 1977 Ratzinger foi nomeado Arcebispo de Munique pelo Papa Paulo VI e poucos meses depois estava sendo elevado a cardeal com o titulo presbiterial de “Santa Maria Consoladora em Tiburtino”. Em 1981 foi apontado como Prefeito da Congreção para a Doutrina da Fé pelo Papa João Paulo II. Era muito amigo do Papa e compartilhava das mesmas ideias ortodoxas e foi um dos grandes integrantes influentes da Cúria Romana, com o cargo que obtinha de Prefeito da Congregação o colocava como um dos mais importantes defensores da ortodoxia catolica.

Com a morte do Papa João Paulo em (olhar data) surge um novo conclave, ou seja uma nova eleição para a escolha do sucessor. E assim em 19 de abril de 2005 com um dos conclaves mais rapidos da história com 4 votações e duração de apenas 22 horas elegeram Joseph Aloisius Ratzinger como novo papa da Igreja Catolica com 78 anos de idade, tomando posse no dia 24 de abril em uma cerimonia na Basilica de São Pedro em Roma.

Queridos irmãos e irmãs: Depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram a mim, um simples humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me o facto de que o Senhor sabe trabalhar e actuar com instrumentos insuficientes e, sobretudo, confio nas vossas orações. Na alegria do Senhor

Relacionados