Reumo_Carboidratos

1096 palavras 5 páginas
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – DIVISÃO DE APOIO AO ENSINO
COLEGIADO DE ENGENHARIA QUÍMICA
PLANO DE ENSINO
1) IDENTIFICAÇÃO
Disciplina:
BIOQUÍMICA
Carga Horária:
15 horas aula
Período Letivo:
2015/2
Professor:
GABRIEL ARAUJO DA SILVA
Curso:
Engenharia Química
Monitor:
LEANDRO DE JESUS DOS SANTOS BELTRÃO
Regime:
Tutoria

Carboidratos
Carboidratos, glicídios, açúcares, sacarídeos ou ainda, hidratos de carbono (na sua maioria), são biomoléculas orgânicas que existem em maior proporção na natureza do que as demais. Em geral são encontradas como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou substâncias quando hidrolisados originam estes compostos. Existem três variedades de glicídios, os monossacarídeos (são Aldoses ou cetoses, possuem de três a sete átomos de carbono em sua cadeia e não sofrem hidrólise em Condições Normais de Temperatura em Pressão - CNTP), os oligossacarídeos (união de dois a dez monossacarídeos; os mais importantes são os dissacarídeos) e os polissacarídeos (União de onze até milhares de monossacarídeos).
O termo carboidrato significa hidrato de carbono que são substâncias que, na sua grande maioria, possuem fórmula molecular (CH2O)n (figura 01).

Figura 01. Representação da fórmula estrutural da D-Glicose, modelo em projeção de Fischer. Um exemplo de carboidrato que segue a fórmula molecular padrão dos carboidratos (CH2O)n.
É importante destacar também que os glicídios são biomoléculas orgânicas (porque possuem hidrocarbonetos na sua constituição) que são encontradas em maior quantidade na natureza. Exemplo disso, é que a cada ano as plantas convertem cerca 100 bilhões de toneladas de CO2 e H2O em celulose e outras substâncias, como o amido (reserva energética das plantas e principal fonte de glicose).
Uma simples definição de carboidratos é a de que eles são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou, substâncias que por hidrólise fornecem estes compostos. Dessa maneira, os

Relacionados