Retrofit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE







MARCELO TONIOLLO







SEGURANÇA DE REDES MANET
(Título Provisório)







Anteprojeto de Trabalho de Conclusão













Novo Hamburgo, abril de 2008
MARCELO TONIOLLO
mtoniollo@gmail.com






SEGURANÇA DE REDES MANET
(Título Provisório)







Centro Universitário Feevale
Instituto de CiênciasExatas e Tecnológicas
Curso de Ciência da Computação
Anteprojeto de Trabalho de Conclusão





Professor orientador: Vandersilvio da Silva













Novo Hamburgo, abril de 2008.
RESUMO



Nos dias atuais, a informação tornou-se um bem muito valioso, havendo assim uma significativa busca por meios rápidos de troca de dados. As redes wireless, principalmente asMANET, ou Ad-hoc têm se mostrado muito úteis neste tipo de situação, já que não dependem de nenhuma estrutura física para que exista comunicação entre os dispositivos que estejam trocando informações. Isso permite que a interação entre eles possa ocorrer em qualquer lugar sem dificuldades. Porém este tipo de rede tem mostrado uma deficiência, sua segurança é facilmente burlada por invasores. Sendoassim, este projeto tem como objetivo mensurar as principais vulnerabilidades destas redes, propor e testar soluções de segurança, bem como apresentar os resultados obtidos, a fim de garantir uma maior segurança aos usuários para que não ocorram problemas de acessos não autorizados a informações confidenciais.




PALAVRAS CHAVES: Wireless. MANET. Ad-hoc.



SUMÁRIO
MOTIVAÇÃO 5
OBJETIVOS7
METODOLOGIA 8
CRONOGRAMA 10
BIBLIOGRAFIA 11
MOTIVAÇÃO
Na última década, os avanços tecnológicos relacionados às redes de computadores tornaram informações e recursos computacionais acessíveis de praticamente qualquer lugar que disponha de um meio para recebimento e envio destes dados.

Um dos principais fatores que contribuiu para o aumento dessa acessibilidade foi osurgimento das redes wireless, uma tecnologia que permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos - seja ele telefônico, coaxial ou ótico - por meio de equipamentos que usam radiofreqüência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, conforme http://pt.wikipedia.org/wiki/Wireless, acessado em 12 de março de 2008.

As redes móveis podem, quanto asua estrutura de acesso, ser classificadas de duas maneiras, estruturadas e não-estruturadas.

A estrutura básica de uma rede wireless estruturada é bastante simples, ela consiste na troca de dados entre computadores, através de um acess point, que recebe o dado do dispositivo que o está enviando e o repassa para o destinatário.

As redes Manet, ou Ad-hoc, são redes wireless quese diferenciam das estruturas mais conhecidas por não possuírem uma infra-estrutura fixa, ou seja, são redes não estruturadas. Essas redes são compostas de computadores, chamados nodos, que têm a responsabilidade de controlar e distribuir o tráfego de informações, para se comunicarem diretamente entre si.

Um problema corriqueiro desse tipo de rede ocorre principalmente pelo meio detransmissão dos dados, ou seja, radiofreqüência, infravermelho ou qualquer que seja o tipo de tecnologia wireless utilizado. Ao contrário das redes convencionais compostas por um meio físico de conexão, onde o acesso às informações difundidas na rede só podem ser acessadas através de equipamentos ligados a ela, as informações das redes MANET ficam livres, podendo ser acessadas de qualquer equipamentoque esteja na área de influência da mesma, podendo ser acessado por indivíduos não autorizados.

Segundo Diffie e Helman(1976, pág. 644-654), as redes podem ser atacadas de maneira diferentes, através de interceptação de dados, inserção e retransmissão de dados, negação de serviço, entre muitos outros.

O foco principal deste trabalho será expor as fragilidades das redes MANET,...
tracking img