Retorno ao esporte após tratamento cirúrgico de pubeíte em jogadores de futebol profissional

1032 palavras 5 páginas
Artigo Original
Retorno ao esporte após tratamento cirúrgico de pubeíte em jogadores de futebol profissional

Introdução
A pubeíte em atletas é uma condição inflamatória não infecciosa da sínfise púbica e das estruturas adjacentes. Foi descrita como complicação de procedimentos cirúrgicos urológicos e associada a infecção local ou a distância. Posteriormente, foi relacionada aos esportes, principalmente em atividades que necessitam de movimentos com chutes, arrancadas e corridas com mudança brusca de direção. Futebol, hóquei, futebol americano, rúgbi e corrida de longa distância, entre outros, são alguns dos esportes em que ocorre mais frequentemente. A dor púbica crônica é comum em jogadores de futebol. Um dos fatores envolvidos na manifestação do sintoma pode estar associado ao componente biomecânico envolvido no movimento repetido do chute e, com isso, levar a uma sobrecarga recorrente sobre a musculatura abdominal, os flexores do quadril e os adutores. A incidência desse tipo de lesão em jogadores de futebol varia entre 0,5% e 28%.
A queixa principal é caracterizada pela dor progressiva na região da sínfise púbica, que pode irradiar‐se para o abdome, o períneo e os adutores. Existe pioria da dor com flexão do tronco e mudanças súbitas de direção durante corrida e chutes. Com a persistência do processo, existe uma queda do desempenho esportivo, com evolução para impotência funcional e dor até mesmo ao fazer atividades cotidianas. Na gênese da pubeíte ocorre um desequilíbrio muscular, principalmente entre a musculatura abdominal e a adutora, associado à instabilidade pélvica. Nos atletas profissionais de futebol, o excesso de jogos, a sobrecarga nos treinos, lesões musculares de repetição e gramados em condições precárias contribuem sobremaneira para o agravamento desse quadro.
O tratamento da pubeíte é essencialmente conservador e consiste em repouso, fisioterapia, analgésicos, anti‐inflamatórios não hormonais e infiltrações com corticoides. Entretanto,

Relacionados

  • Lesões ortopédicas no futebol
    3148 palavras | 13 páginas