Retocolite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. INTRODUÇÃO
O referido trabalho vem abordar o tema a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao paciente com Retocolite ulcerativa.
A Retocolite Ulcerativa é uma patologia do grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) caracterizada pela inflamação da mucosa do cólon e do reto, fazendo com que esta se apresente vermelha, coberta de muco e com ulcerações.
No início do séculoXX, a retocolite ulcerativa era considerada crônica, irreversível, comprometendo, na maioria das vezes, o reto e o cólon sigmóide podendo haver o aparecimento dos pseudopólipos, tidos como seqüelas da moléstia de evolução mais longa. Nessa mesma década, foi descrito a forma fulminante da retocolite, com o megacólon tóxico.
Essa doença é relativamente comum nos países desenvolvidos. “É umadoença séria, acompanhada por complicações sistêmicas e uma alta taxa de mortalidade”. (SMELTZER & BARE, 2000).
Logo, o paciente portador de Retocolite necessita de um cuidado especial, para tanto se faz necessário a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem que é entendida como um instrumento metodológico que nos possibilita identificar, compreender, descrever, explicar e/oupredizer como nossa clientela responde aos problemas de saúde ou aos processos vitais, e determinar que aspectos dessas respostas exigem uma intervenção profissional de enfermagem (GARCIA & NÓBREGA, 2000).

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE)
A SAE é um processo dinâmico de ações sistematizadas e inter-relacionadas que utiliza conhecimentos científicos,métodos e normas para identificar, compreender, descrever e explicar como o indivíduo e a coletividade respondem aos problemas de saúde, com foco na obtenção de resultados desejáveis para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Compreende as seguintes fases:

Histórico de Enfermagem
É um método sistematizado para o levantamento de dados sobre os hábitos individuais,biopsicossociais e espirituais na unidade de prevenção e/ou tratamento, assim como ao atendimento das necessidades básicas e específicas do ser humano através da entrevista e do exame físico.

Exame Físico
É a realização de técnicas com inspeção, palpação, percussão e ausculta, resultando em dados sobre o estado de saúde do indivíduo.

Diagnóstico de Enfermagem
É a identificação das necessidades básicaspotenciais ou reais afetadas através do raciocínio diagnóstico após análise dos dados obtidos no Histórico de Enfermagem e Exame Físico, para a identificação de suas situações ou condições que necessitem da assistência de enfermagem.

Prescrição de Enfermagem
É o conjunto de medidas diárias decididas pelo enfermeiro que direciona e coordena estratégias específicas da assistência de enfermagempara auxiliar o indivíduo e/ou a coletividade a chegar aos resultados, para promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde.

Evolução de Enfermagem
É o registro feito pelo enfermeiro após a avaliação do estado geral do indivíduo e/ou coletividade e das mudanças sucessivas que ocorrem com o ser humano enquanto estiver sob assistência de enfermagem.
RETOCOLITE ULCERATIVA
. Conceito
Aretocolite ulcerativa é uma doença inflamatória que acomete de modo contínuo a região do colo e do reto, comprometendo o intestino grosso. Ela faz com que a mucosa intestinal se apresente inflamada, vermelha, coberta de muco e com ulcerações.
A Colite ulcerativa às vezes é confundida com outra doença inflamatória intestinal, a Doença de Crohn. A diferença entre essas duas patologias é que aColite afeta apenas o cólon e o reto, sem nenhuma área de intestino poupada. Já a doença de Crohn pode afetar qualquer área do trato gastrintestinal, inclusive intestino delgado, podendo haver áreas de intestino normal entre áreas de intestino doentes.
Outra diferença entre a Retocolite e a doença de Crohn é que a primeira afeta apenas a camada mais superficial do cólon e reto, enquanto que a...
tracking img