Retocolite ulcerativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Colite Ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal delimitada à mucosa do cólon (intestino grosso), que ocorre de forma contínua no mesmo e cuja manifestação mais comumassociada é a diarréia sanguinolenta.

Na avaliação nutricional de pacientes portadores de Colite Ulcerativa é importante verificar a ocorrência de perda de peso (que pode estar mascaradapelo uso de corticóides, que levam à retenção hídrica), hipoalbuminemia, anemia, falta de vitaminas e minerais (ferro, ácido fólico, vitamina B 12, cálcio) e deficiência nocrescimento em crianças.

O tratamento deverá ser divido em fase aguda e de recuperação sendo o acompanhamento nutricional indispensável. A dieta deverá assim corrigir o desequilíbriohidroeletrolítico, corrigir anemia através proteína, ferro e vitamina C, evitar irritação do intestino reduzindo o teor de fibras e corrigir as deficiências de micronutrientes causadas pelainteração droga-nutriente.

Algumas recomendações são:

Preferir:
Fracionamento das refeições; alimentos fonte de fibras solúveis como arroz, cenoura cozida, banana-prata; carnesbrancas como frango sem pele.

Evitar:
Doces concentrados, chocolate; alimentos refinados como pão branco;
Cascas de frutas, farelo de trigo, aveia em flocos (para auxiliar nocontrole da diarréia);
Café, chá-mate/preto, refrigerantes, cerveja;
Alho-poró, pimenta, curry (irritantes intestinais);
Repolho, brócolis, pimentão, batata-doce, couve-flor, ovo(alimentos flatulentos);
Manteiga, leite de vaca, creme de leite;
Alimentos gordurosos.

Conte sempre com um profissional nutricionista mais próximo de você, ele poderá auxiliá-loatravés de uma alimentação adequada na minimização de sintomas e a evitar a ocorrência de crises (recidiva da doença), possibilitando assim se ter uma vida normal e produtiva.
tracking img