Retina - anatomia do olho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A retina é a parte do olho dos vertebrados responsável pela formação de imagens dos objetos visualizados.
Ela originou-se da evaginação do diencéfalo que, à medida que evolui, aprofunda-se nocentro, formando uma estrutura de paredes duplas, o denominado cálice óptico. A parede mais externa dará origem a uma fina camada constituída por epitélio cubóide simples, com células carregadas depigmento, o epitélio pigmentar da retina. Os fotorreceptores e o resto da retina são oriundos da parede interna do cálice óptico. A camada pigmentar da retina adere fortemente à coróide, mas prende-sefracamente à camada fotossensível.

O epitélio pigmentar é formado por células cubóides com núcleos basais. Esta região basal prende-se fortemente à membrana de Bruch e apresentam invaginações da membranaplasmática e mitocôndrias, sugerindo atividade de transporte iônico.

O citoplasma das células pigmentares apresenta muitos retículos endoplasmáticos lisos, o que tem sido relacionado com oprocesso de transporte e esterificação da vitamina A utilizada pelos fotorreceptores. As células pigmentares são responsáveis também por sintetizarem melanina, que se acumula sob a forma de grânulos,principalmente nas extensões citoplasmáticas, com o objetivo de absorver a luz que estimulou os fotorreceptores. Além dessas funções, a células pigmentar apresenta no seu ápice lisossomos secundáriosresultantes do processo de fagocitose e digestão dos fragmentos das extremidades dos bastonetes.

A parte da retina localizada na parte posterior do globo ocular apresenta, de fora para dentro, asseguintes camadas:

A camada das células fotossensitivas, os cones e os bastonetes;
A camada dos neurônios bipolares, que unem funcionalmente as células dos cones e dos bastonetes às células ganglionares;A camada das células ganglionares, que estabelece contato na sua extremidade externa com os neurônios bipolares e continua na porção interna com as fibras nervosas que convergem, dando origem ao...
tracking img