Retificadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RETIFICADORES

Em um equipamento eletrônico possui transístores e CIs. Dentro dos CIs há muitos transístores interligados. O transístor necessita de tensão contínua para funcionar. Alguns aparelhosportáteis são alimentados com pilhas ou baterias. Mas muitos aparelhos eletrônicos são alimentados a partir da tensão da rede (alternada). O retificador converte tensão alternada em tensão contínuapulsante. Um retificador pode ser de meia onda, onda completa ou em ponte. O dispositivo utilizado nos retificadores é o diodo devido a sua característica de conduzir a corrente elétrica em um sentidoapenas.

PONTE RETIFICADORA: São quatro diodos interligados dentro de uma única cápsula. É usada para substituir os quatro diodos do circuito retificador de muitas fontes de alimentação. Suaprincipal vantagem é ocupar menos espaço que os diodos separados. Abaixo vemos a ponte e o seu símbolo.

[pic]

RETIFICADOR DE MEIA ONDA
Possui um único diodo que aproveita metade dos ciclos da tensãoalternada. Como a tensão da rede muda de polaridade 60 vezes por segundo (portanto sua freqüência é 60 Hertz - Hz), o diodo conduz e corta 60 vezes por segundo. A tensão pulsante é transformada emcontínua através de um capacitor eletrolítico de alto valor. Este circuito não é muito utilizado na entrada de rede dos aparelhos devido à corrente contínua (C.C.) não ser de muito boa qualidade. [pic]RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA
TRANSFORMADOR COM DERIVAÇÃO CENTRAL: Possui uma derivação na metade do enrolamento secundário fazendo com que o enrolamento secundário seja divido em dois: enrolamentosecundário superior e enrolamento secundário inferior.
[pic]

Observe que o circuito aproveita os dois semiciclos da tensão de entrada. Durante o semiciclo positivo, D1 conduz fazendo com que toda atensão do enrolamento superior apareça em cima do resistor de carga RL. Durante o semiciclo negativo da tensão de entrada D2 conduz fazendo com que apareça no resistor de carga toda a tensão do...
tracking img