Reticulo endoplasmatico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Retículo Endo...

• O retículo endoplasmático é uma organela exclusiva de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos evesículas achatadas e interconectadas, que se comunica com o envoltório nuclear (carioteca).

• O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e lipídios, na desintoxicaçãocelular e no transporte intracelular. Existem dois tipos de retículos, classificados de acordo com a presença ou ausência de ribossomos em sua superfície: rugoso ou liso, respectivamente.



RERO retículo endoplasmático rugoso é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular.

Participa da síntese de proteínas, queserão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora. É o caso, por exemplo, das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas,e também o caso das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco.

O retículo endoplasmático rugoso apresenta as seguintes funções: aumenta a superfície interna da célula, oque amplia o campo de atividade das enzimas, facilitando a ocorrência de reações químicas necessárias ao metabolismo celular, síntese de proteínas (sua principal função) e armazenamento.REL

O retículo endoplasmático liso é formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos à membrana.

Participa principalmente da síntese de esteroides,fosfolipídios e outros lipídeos. O REL tem, como uma de suas principais funções, a desintoxicação do organismo, atuando na degradação do etanol ingerido em bebidas alcoólicas, assim como a degradação demedicamentos ingeridos pelo organismo como antibióticos e barbitúricos(substâncias anestésicas). Esse tipo de retículo é abundante principalmente em células do fígado, das gônadas e pâncreas.

O...
tracking img