retertyert

2790 palavras 12 páginas
Escola Básica 2,3 e Secundária de Arcos de Valdevez

Ficha de avaliação de MATEMÁTICA
45 minutos

A análise e reflexão sobre esta correção, não é para se fazer em duas horas, nem de uma vez só, mas sim, usando o tempo que for necessário até aprenderes a lógica de tudo. Eu também demorei mais de 10 horas a fazer este documento, para te ajudar a melhorares os teus conhecimentos.

1. Considera a seguinte equação do 1ª grau com duas incógnitas: -6x - 3y = 9.
a) Determina uma das soluções da equação.

Antes de analisares e refletires sobre a minha correção, resolve novamente, com muita concentração e reflexão, a ficha “Equações literais: soluções e representação gráfica”. Tenho a certeza que conseguirás perceber e aprender, para sempre, toda a lógica das soluções de uma equação literal (é muito importante).
Mandei-te essa ficha e a sua resolução, novamente, neste último email.
Como a equação literal -6x – 3y = 9 tem duas variáveis (x e y), uma sua solução será um par ordenado de valores que ao ser colocado na equação, nos lugares de x e de y, a transforme numa igualdade numérica verdadeira. Para determinar uma solução da equação, atribui-se um valor qualquer a uma das variáveis e resolve-se a equação resultante, em ordem à variável que restar, que é a outra. Por exemplo, atribuindo o valor zero à variáv. x, obtém-se -60 – 3y = 9. Resolvendo esta equação, descobriremos o valor da variável y que corresponde ao valor zero atribuído à var. x. Resolve a equação, antes de veres abaixo.
-60 – 3y = 9  0 – 3y = 9  -3y = 9  y = 9/-3 = -3. Portanto, o par ordenado (0, -3) é uma solução da equação -6x - 3y = 9. A matemática é lógica, por isso é importante que tu descubras essa lógica e reflitas sobre ela.
Calcula outra solução por este processo, para verificares se realmente percebeste e já és capaz de fazer rápido. Por exemplo, se substituíres o y por zero, terás de chegar à solução (-3/2, 0).

Outro processo para determinar uma solução da equação

Relacionados