RETENÇÃO DE PESSOAS DE VALOR NAS ORGANIZAÇÕES

6314 palavras 26 páginas
RETENÇÃO DE PESSOAS DE VALOR NAS
ORGANIZAÇÕES
Luís Fernando Costa Compiani

RESUMO
Este trabalho de pesquisa pretende demonstrar um problema comum a muitas empresas, o da perda de mão de obra qualificada. Muitos são os motivos e consequências, entendese que todos estejam relacionados à forma de administração e liderança dentro da organização, ou seja, uma identidade que a empresa ostenta e que é vista e sentida por quem trabalha nela. Por outro lado, com a propagação do pensamento de sustentabilidade empresarial, as organizações sofrem constantemente pressões na sua forma de explorar e gerar escala de produção competitiva que se transformem em produtos ou serviços, onde a sociedade organizada, de maneira em geral, percebeu após décadas de exploração de recursos os efeitos nefastos ao ambiente em que ela está.
Exigindo hoje das organizações reparação e melhor adequação e utilização dos recursos, para estas exigências se faz necessário o desenvolvimento de novas tecnologias e para tanto é preciso um corpo de funcionários capaz. Para isto a administração de recursos humanos precisa ser também capaz de entender este cenário e preencher lacunas identificando talentos, além de mantê-los. A retenção destes talentos em uma organização é algo que hoje vem sendo amplamente discutido e pesquisado na administração. Palavras chave: administração RH, gestão de pessoas, motivação.

1. Conceitos gerais de administração
Segundo Maximiano (2004), “Administração” é definida como sendo um processo de tomar e colocar em prática decisões seja de nível estratégico, tático, ou até mesmo operacional, sobre objetivos e utilização de recursos, entenda-se por recursos algo precioso à empresa, como: informações, conhecimento, dinheiro, instalações, tempo, pessoas, entre outros. Fayol destaca que a “Administração” é importante em qualquer escala de utilização dos recursos, definindo uma relação entre o aumento da quantidade de recursos e a complexidade do processo

Relacionados

  • Cole o Sinopses v
    193539 palavras | 775 páginas
  • ensaios de sociologia Max Weber
    230697 palavras | 923 páginas