reteiro laboratório luminotecnica

4581 palavras 19 páginas
ROTEIRO DE LABORATÓRIO: GRANDEZAS LUMINOTÉCNICAS

1. Objetivos da aula:

Conceituar as grandezas físicas fundamentais utilizadas na luminotécnica
Apresentar os tipos de lâmpadas, seus princípios de funcionamento e discutir suas aplicações;
Medir iluminâncias em ambientes iluminados artificialmente.

2. Material utilizado:

Lâmpadas incandesceste e fluorescente; luxímetro, escala milimetrada.

3. Desenvolvimento teórico.

Grandezas luminotécnicas

Fluxo Radiante

É a quantidade de energia ( joule, J) transportada pela radiação luminosa.

Fluxo Luminoso (símbolo: )

É medido em lúmen (lm) e corresponde à potência da radiação total emitida por uma fonte de luz e que é percebida pelo olho humano. É uma quantidade derivada do fluxo radiante, associada à capacidade da radiação em produzir uma sensação luminosa no olho humano, através do estímulo da retina ocular cuja sensibilidade espectral é definida pelas eficiências espectrais padrão (1 lm = 1464 mW em 555nm).
Exemplos: lâmpada incandescente de 100 W – 1500 lm ; lâmpada fluorescente de 40 w – de 1700 lm a 3000 lm.

Eficiência do fluxo luminoso (de uma fonte de luz):

Para as lâmpadas, corresponde à fração de potência elétrica consumida (W) que é convertida em luz visível (medida em lumens). As lâmpadas incandescentes têm uma eficiência muito baixa, pois convertem a maior parte da energia elétrica que consomem em calor, e não em luz. As lâmpadas fluorescentes e as fluorescentes compactas (Energy Saver – que economizam energia) têm outra maneira de funcionar, produzindo mais luz e emitindo pouco calor. Então, podemos dizer que uma lâmpada é mais eficiente à medida que a maior parte da energia consumida por ela é destinada à produção de luz.
Essa relação entre o fluxo luminoso e a potência absorvida é, então, expressa em lumens/watt. Nossa capacidade para perceber a luz não é a mesma para todo o espectro. Vemos muito mais a luz amarela e verde do que as demais. Por isso 1 watt de luz

Relacionados