Retas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Retas


* Equações paramétricas de uma reta

As equações paramétricas são formas de representar as retas através de um parâmetro, ou seja, uma variável irá fazer a ligação de duas equaçõesque pertencem a uma mesma reta. 
Assim, por exemplo, ,são equações paramétricas de uma reta r.
Para obter a equação geral dessa reta a partir das paramétricas, basta eliminar o parâmetro t das duasequações:
 x = t + 2 t = x -2
   Substituindo esse valor em y = - t + 1, temos:
y = -(x - 2) + 1 = -x + 3  x + y - 3 = 0  ( equação geral de r)

* Posições relativas de duas retas

Duas retaspodem ser representadas em um plano cartesiano de forma paralela ou concorrente. Mas cada uma dessas formas possui características e elementos que ajudam na identificação da forma que estão dispostasno plano, sem ser preciso construir o gráfico. 

Retas Paralelas:
Duas retas, r e s, distintas e não-verticais, são paralelas se, e somente se, tiverem coeficientes angulares iguais.

As retas ue t são paralelas e distintas. E por serem perpendiculares ao eixo Ox os seus coeficientes angulares não irão existir. 

As retas u e t são paralelas e coincidentes, pois possuem todos os pontos emcomum. E por serem perpendiculares ao eixo Ox os seus coeficientes angulares não irão existir. 

As retas u e t são paralelas e distintas. E os seus coeficientes angulares serão iguais. 

As retasu e t são paralelas e coincidentes, pois possuem todos os pontos em comum. E os seus coeficientes angulares serão iguais. 

Retas Concorrentes:
Duas retas são concorrentes se possuírem apenas umponto em comum. E seus coeficientes angulares poderão ser diferentes ou um existir e o outro não. 

As retas u e t são coincidentes e as inclinações das retas são diferentes de 90°. Assim, seuscoeficientes angulares serão diferentes. 

As retas u e t são concorrentes e a inclinação da reta t é de 90°, sendo assim seu coeficiente angular não irá existir, mas o coeficiente da reta u existe,...
tracking img