Retórica do lula decifrada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O jornal francês “Le Figaro” destacou matéria nesta quinta-feira, 27 de agosto, sobre o vocabulário de Luís Inácio Lula da Silva. As “pérolas” do Lula tão ao agrado do escárnio e da galhofa pelas elites pensantes e não pensantes do Brasil. Destaca também o sucesso breve e limitado desta acirrada crítica aos léxicos do ex-metalúrgico. Assim, como explicar a ignorância de um presidente que fascinaas multidões quando fala e que apresenta o invejável índice de popularidade em torno de 80% após seis anos e meio de poder?
Então, sabe ou não sabe falar Lula da Silva?
Inclinando-se sobre esta aparente contradição o jornalista e sociólogo brasileiro Ali Kamel decidiu estudar a retórica do chefe de Estado que mais tem falado na história recente do Brasil. Eliminando as alocuções oficiaisredigidas por conselheiros, concentrou o seu trabalho nos 1.554 discursos improvisados de Lula. Graças a um "software", extraiu 354 termos, mais recorrentes e mais significativos. O trabalho teve como efeito a produção do “Dicionário Lula - um presidente exposto pelas suas palavras”, já chegado às livrarias, com 700 páginas para agitar os meios políticos brasileiros.
Em metáforas emprestadas do futebole da vida diária, Lula quebrou os preconceitos paradigmáticos da ignorância que lhe fora atribuída, por muitas vezes, motivo de risos em diversos sites (internet). Grande orador, o presidente tem um vocabulário de cerca de 11.000 palavras, enquanto que a média de uma pessoa que tem estudado não excede 8.000 à 9.000. No bom uso “da fala popular” pronuncia discursos matizados e de fácil compreensãopara as camadas menos escolarizadas. Das 354 entradas do dicionário, a mais importante palavra é “Lula”. Numa atitude consciente de sua excepcional biografia e das adversidades vividas por ter sido uma criança do Nordeste miserável que se tornou chefe de Estado, toma a si como o eixo principal de sua retórica.
Em 2006, em Davos, na frente da elite econômica mundial, assim declara: “Venho de umaterra onde não morrer antes de um ano de idade é um milagre. Não morri, e tornei-me presidente.” Este acidente da história parece inspirar à Lula o sentimento predestinado de mudar o Brasil. Onde a multiplicação, no seu propósito, de expressões como “nunca anteriormente na história deste país…” Reencontra-se nos 880 dos 1.554 textos analisados.
Ali Kamel, diretor da central de jornalismo daGlobo, mesmo mantendo-se na tradicional oposição à Lula, apresenta-se neste trabalho numa postura mais neutra, sublinhando contudo as incoerências do presidente. Uma exigência atravessa no entanto todos os discursos do chefe de Estado: a que o governo deve trabalhar para os pobres.
Versão para português (Acilino Madeira)
Veja Link do artigo em francês:

O PODER DE PERSUASÃO
DO DISCURSO DOPRESIDENTE LULA
Mariangélica de Lima Rodrigues
summerbrazil4@passosnet.com.br
Luiz Antônio Ferreira
O CONTEXTO
Ainda que eleito, o novo presidente não conquistara boa parte
do eleitorado do país, agora sob sua tutela presidencial. Contrariamente
ao que ocorrera nas eleições anteriores, em que a população
apresentava um descontentamento generalizado com o governo Collor,
neste pleito havia muitoseleitores temerosos de que Lula, com
suas idéias radicais, com um discurso inequívoco de teor socialista,
ainda que amenizado por estratégias de marketing, pudesse subverter
e relativa estabilidade vivida na nação como resultado da diplomacia
governamental de seu antecessor.
Temido por muitos por defender com veemência os interesses
dos trabalhadores e por mostrar-se um radical sindicalistaem toda
sua trajetória, o discurso de posse era ansiosamente esperado. A retórica
presidencial precisaria atingir o auditório de modo a infundir
tranqüilidade sobre a manutenção dos valores democráticos, demonstrar
competência e determinação de propósitos e ressaltar a palavra
eficácia, característica primeira da retórica, como uma prova indiscutível
da capacidade de gerir os problemas do...
tracking img