Resíduois sólidos

981 palavras 4 páginas
FIM DOS LIXÕES
O Brasil tem cerca de 2.906 lixões em atividade e das 189 mil toneladas de resíduos sólidos produzidas por dia apenas 1,4% é o reciclado.. |Mudar este quadro, acabando os lixões até final 2014, é uma das principais metas da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Em Outubro de 2013 foi discutido a geração e tratamento dos resíduos sólidos.
Na Conferência os 1.352 delegados ambientais com base na PNRS, debateram sobre: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.
Pela Lei 12.305, após 2014 o Brasil não poderá mais ter lixões, que serão substituídos pelos aterros sanitários e os resíduos recicláveis não poderão ser enviados para os aterros sanitários e os mun icípios qu desrespeitarem a a norma poderão ser multados.
É necessários a reutilização dos resíduos, pois o país perde potencial econômico com a não reutilização dos produtos. com a não reutilização e o meio ambiente é agredido com tamanha poluição ambiental, trazendo danos para a saúde dos cidadãos.
CONCLUSÃO
A coleta de Resíduos Sólidos consiste num modo rápido e seguro de remover o lixo e resíduos para tratamento e destino, evitando problemas estéticos, ambientais e saúde pública.
Fim dos Lixões, ainda é um sonho para nós !Dos quase 3000 lixões no Brasil, apenas 27 % das cidades brasileiras, possuem aterros sanitários e somente 14% dos municípios fazem a coleta seletiva.
Uma triste realidade.
REFERÊNCIAS:
Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Conferência Nacional do Meio Ambiente - 20/10/2013 - edição :Graça Adjuto publicado sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
CAELF - Cooperativa de Catadores de Lauro de Freitas-Bahia - Visita de Campo em 06/04/2014 http:www1.vialimpa.com.br/cms/opencms/vialima/pt/coleta/coleta/residuos_ind.html acesso em 07/04/2014
Transportes
paraColeta Resíduos- Coleta e transporte do resíduo domiciliar- produzido em imóveis residenciais, em

Relacionados

  • plano de residuo
    45274 palavras | 182 páginas