Resuno Do Texto O QUE ENSINAR O QUE APRENDER

317 palavras 2 páginas
DANIELE MEIRELES ADAMI LOPES
1º PERÍODO PEDAGOGIA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1
Prof.ª ANA LUÍSA
RESUMO TEXTO: O QUE É ENSINAR, O QUE É APRENDER.
As formas (metodologias) de ensino não são a essência do aprendizado e sim mais uma dentre tantas outras ferramentas para tal, e por não ser que é preciso ter uma ideia clara do que significa assumir uma ou outra metodologia para ensinar de uma forma que o aluno possa aprender.
Viemos de uma educação tradicional, mas qual era o foco dessa metodologia? - O professor precisa passar o que aprendeu tecnicamente, assim: No ensinar de antes o professor aprende a técnica de ensinar, passa pra os alunos (que decoravam o que se passava) e fim! Eles eram vistos como sacos vazios que “precisam” ser cheios do “meu" conhecimento... Cagliari defende que a aprendizagem deixa de ser o ato de repetir pra ser ato de aprender. Não precisa mais de professor, decorar. É ter autonomia sobre o conhecimento. Hoje você não precisa ter mais professor pra aprender, pois Temos várias formas que nos oportunizam para tal, porém a figura do professor não fica descartada. Ele é o mediador, dando a chance de pensarmos sobre, mesmo que muitos deles não tenham a sensibilidade de captar o que o aluno já sabe ou precisa saber.
Quem ensina espera que o outro entenda, não somente o seu ponto de vista, mas também o que realmente quer que seja transmitido.
Ensinar é de um jeito só. O ato de ensinar é único com varias formas de fazê-lo: falar, mostrar figuras, com musica... Já aprender é individual e se é individual não tem uma metodologia só que vá funcionar. Isso significa que não siga uma metodologia, mas que o resultado será positivo se captado o que o Ensinar transmitiu.
“Todas as formas de ensino são para nos oportunizar e mostrar o que aprendemos de real conhecimento”. Prof.ª Ana Luísa

Relacionados

  • CONHECENDO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DE 1º A 5º ANO DO MUNICÍPIO DE PENHA.
    4273 palavras | 18 páginas
  • Eja educação de jovens e adultos um breve historico
    12853 palavras | 52 páginas
  • TEMAS TRANSVERSAIS
    8148 palavras | 33 páginas
  • PROFUNCIONÁRIO MÓDULO 2
    37127 palavras | 149 páginas