Resuno do livro a arte de ensinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resuno do livro: A Arte de Ensinar

Na visão de Perissê os professores são verdadeiros atores nos palcos das escolas. Eles têm o papel principal, são mestres e mentores. Eles entram em cena com oconhecimento.
Os alunos são telespectadores onde irão despertar com alegria de estudar, os professores abrirão horizontes inusitados para eles. Os professores com seus talentos artísticos comunica suapaixão profissional, onde o palco escolar se transforma em espaço aberto para que todos o vejam como o artista do ensinar e do aprender.
Fazer um ensino como espetáculo, pois nos abre os olhosdiante de um quadro, de um panorama. Espetáculo porque excepcionalmente vistoso. Ensino eficaz e verdadeiro de tal modo que uma pessoa pudesse dizer: ”Essa aula foi um espetáculo!”
Se precisar ensinarseja o que for, nada como ter vivido na prática o que em geral temos que expor com palavras, mas palavras vivas.
Conhecer e co-nascer mergulhar no conhecimento impregnar-se, encharcar-se, embeber-se,renarcer continuamente com o conhecimento adquirido e renovado. Sem achar que isso é sua obrigação. Não pode considerar-se ator, aquele professor que da aula com rapidez e muitas vezes com rispidez,com a sensação de estar pisando em brasa. O que julgar saber um pouco mais do que sabe os seus alunos, certo que a qualquer momento o que disser, já estará ensinando aos pobres estudantes. O professorpresente disposto a ouvir os alunos saberá conquistar sua atenção e até que eles anotem em seus cadernos. A palavra do mestre tem força de persuasão que irá derrubar a quarta barreira imaginária quefica entre o atos e o seu público. Agindo dessa forma o professor não irá queixar-se de falta de atenção dos alunos, nem tão pouco humilhado e frustrado com a falta de respeito dos mesmos.
O professordeve tomar cuidado para não tomar cuidado para não se tornar-se um “professor materialista”, ou seja, ficar igual a um “papagaio” repetindo tudo o que está na cartilha, com isso ele corre um risco...
tracking img