Resumão de desenho técno

2459 palavras 10 páginas
RESUMÃO DE DESENHO TÉCNICO

PROF.ª Ana Flavia

UM POUCO DE HISTÓRIA

Desenho:

- Desde a antiguidade o homem se comunica através de símbolos/ Desenho.

- Comunicação Gráfica das ideias

- Contudo, o desenho continua sendo a comunicação gráfica das ideias, mas atualmente com dois significados e classificação.

Temos então o desenho artístico e o desenho técnico. Como distingui-lo?

DESENHO ARTÍSTICO: destinado apenas para transmitir uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, chamado também de desenho livre. O desenho livre/ artístico pode ter várias interpretações e significados do mesmo objeto.

DESENHO TÉCNICO: é a representação gráfica destinada a explicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como aspectos relevantes para sua produção. O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como descreve determinado objeto.

O DESENHO TÉCNICO NASCE A PARTIR DOS FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DA GEOMETRIA DESCRITIVA.

O QUE É GEOMETRIA DESCRITIVA? É a parte da matemática que tem por fim representar sobre um plano as figuras do espaço, podendo resolver problemas tridimensionais com o auxílio da geometria plana.

• GASPARD MONGE (1746 – 1818 /séc. XVIII – XIX): francês, sábio desenhista. Um dos fundadores da Escola Politécnica Francesa. Foi ele quem desenvolveu um método de interpretação dos desenhos. Ele quem criou a geometria descritiva e grande conhecedor da geometria analítica (pai da geometria diferencial)

• Com ele o desenho técnico, que já era utilizado pelos egípcios – planta, elevação e perfil são aprimorados com relação à técnica de representação.

• Surge então o MÉTODO DE MONGE: onde se utiliza dois planos de projeções perpendiculares entre si: o PLANO HORIZONTAL e o PLANO VERTICAL.

• GASPARD MONGE, criador da Geometria Descritiva, o pai do desenho. Ele unificou, ou melhor, inventou a linguagem do desenho. E matematicamente

Relacionados