RESUMÃO - Apostila de Biologia - ENEM

8277 palavras 34 páginas
RESUMÃO DA APOSTILA DE BIOLOGIA - ENEM

Conteúdo 1/Citologia – Microorganismos:
Procariontes: Não possuem membrana nuclear (carioteca, ou seja, algo semelhante a uma parede que limita as células), ou seja, o material genético fica boiando pelo citoplasma (local onde ocorre o metabolismo da célula, que reúne as organelas). Conserva uma única organela (é semelhante aos órgãos do corpo humanos, algo como pequenos órgãos celulares, cada tipo de organela tem sua função especifica) o ribossomo, que produz as proteínas. O exemplo mais famoso do mesmo são as bactérias.
Eucariontes: Possuem membrana nuclear (carioteca – envolve o núcleo), com isso o material genético fica dentro da membrana plasmática. Dispõem de várias organelas citoplasmáticas como os ribossomos, mitocôndrias, reticulo endoplasmático, etc. Como por exemplos, plantas, animais, fungos, protozoários.

Núcleo celular: É a identidade da célula, onde fica armazenado o código genético na forma de cromatina (constituído por DNA e proteínas, em forma de filamentos). Os filamentos se enrolam durante a divisão celular, gerando os cromossomos (estrutura interna da célula onde o DNA é armazenado). Ao se dividir a célula pode se dividir em dois tipo:
Mitose: Duas células idênticas, Diplóides (os cromossomos se organizam em pares iguais ou semelhantes), com o mesmo número de cromossomos da anterior.
Meiose: Resulta em quatro células, com metade dos cromossomos da anterior, ou seja, haplóides (cromossomos sozinhos, sem o par cromossômico), assim, geram-se os gametas (células sexuais), como espermatozóide e óvulo.

DNA: É formado por duas fitas de nucleotídeos (vitaminas que auxiliam o processo metabólico) ligadas por pontes de nitrogênio. É capaz de produzir uma cópia exata dele mesmo.
RNA: Possui apenas uma fita, é responsável pela produção de proteínas a partir de informações coletadas do DNA, chamada de transcrição (processo pelo qual é criado o RNA mensageiro do núcleo), criando, assim, proteínas no

Relacionados

  • biologia enem
    1211 palavras | 5 páginas
  • ecae
    29293 palavras | 118 páginas
  • PR TICA DE LEITURA EM SALA DE AULA
    155668 palavras | 623 páginas