RESUMP DE ARTIGO RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA

540 palavras 3 páginas
RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA

RESUMO DE ARTIGO

INTRODUÇÃO

O uso indiscriminado e constante de antibióticos em medicina humana e veterinária tem determinado o aumento de resistência bacteriana, interferindo no tratamento efetivo das infecções por estes agentes.
A resistência bacteriana pode ser transferida por mecanismos diversos, podendo estabelecer-se entre microrganismos de uma mesma população ou de diferentes populações, como da microbiota animal para humana e vice-versa (NIJSTEN et al. 1993). O desenvolvimento de resistência bacteriana, além de determinar uma menor eficácia da droga, também representa um potencial de risco à saúde pública, uma vez que o contato dos homens com os animais pode aumentar a ocorrência de resistência da microbiota desta espécie (BONGERS et al, 1995).
Na espécie suína, E. coli é um dos agentes que apresenta alta capacidade para desenvolver resistência, destacando-se dentre as diversas amostras as E. coli enterotoxigênicas (ETEC), como causa da diarreia neonatal. De modo geral, a infecção apresenta evolução aguda e sintomas caracterizados por diarréia severa, desidratação e algumas vezes morte (SOJKA, 1971).
Com base, nos conhecimentos relatados, objetivou-se verificar o perfil de resistência da E. coli em amostras isoladas de fezes de leitões lactentes e com diarreia, através da determinação da concentração mínima inibitória dos principais antimicrobianos utilizados em suinocultura.

MATERIAL E MÉTODOS

Amostras

Foram estudadas 600 amostras de E. coli isoladas de fezes de 100 leitões lactentes, machos e fêmeas, com diarreia e idade variando entre 5 e 30 dias.
Foi observado o crescimento bacteriano nas diferentes concentrações da droga e considerou-se a concentração inibitória mínima a maior diluição de antimicrobiano que inibiu o crescimento bacteriano. E. coli ATCC 25922 foi utilizada como controle a cada lote de amostras examinadas.

RESULTADOS

Todas as amostras estudadas apresentaram resistência a pelo

Relacionados