Resumos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos indirecto
 Planetologia e astrogeologia
- O estudo de meteoritos podem determinar a composição interna dos planetas e visionar através dos satélites o diâmetro da Terra e de outros planetas
 Gravimetria:
é determinada pela força que a Terra exerce sobre um corpo. A superfície da Terra não é regular levando a diferentes dados de zona para zona.
 Para compararmos a força da gravidadeem diferentes pontos da Terra é necessário introduzir correcções relativas: _ latitude _ altitude _ presença de acidentes topográficos . Após a introdução destes dados seria de esperar que a força gravítica fosse igual para toda a superfície. Quando tal não acontece, as variações são designadas como anomalias gravimétricas.
 
Força gravítica =0, ao nível da agua do mar
Força gravítica <0,anomalia gravimétrica negativa
Força gravítica >0, anomalia gravimétrica positiva
   
Geotermismo

. A principal fonte de energia interna é a desintegração de elementos radioactivos que se encontram nas rochas. Além desta ainda existe no interior da Terra energia térmica.
 
Determinações feitas em minas e em sondagens mostram que a temperatura terrestre aumenta com a profundidade.Denomina-se gradiente geotérmico
a quantificação da variação da temperatura com a profundidade, ou seja, o aumento da temperatura por quilometro de profundidade. O numero de metros que é necessário aprofundar para que a temperatura aumente 1° C denomina-se grau geotérmico.
O gradiente geotérmico , porém, não é uniforme. Este
vai diminuindo com a profundidade , ou seja, o aumento da temperatura faz-se demodo mais lento. O calor interno da Terra é o motor da actividade do nosso planeta e vai-se libertando continuamente através da superfície. A dissipação de calor é permanente e denomina-se fluxo térmico (quantidade de energia térmica libertada por unidade de tempo).Porem, não nos apercebemos dessa libertação do calor interno devido à baixa condutividade térmica da crusta terrestre, que determinauma dissipação extremamente lenta.

Vulcanologia
 
O vulcanismo é uma manifestação do geodinamismo interno, constituindo mecanismo central da evolução da Terra. Uma erupção vulcânica é caracterizada, geralmente, pela extrusão de materiais no estado de fusão, a lava , pela emissão de gases e, muitas vezes, pela expulsão de materiais sólidos de dimensões variadas. Umvulcão é uma estruturanatural através da qual materiais com origem no interior do planeta, são libertados à superfície. A vulcanologia é a ciência que estuda as actividades vulcânicas.
Podemos considerar dois tipos de vulcanismo
* Vulcanismo do tipo central
Este tipo de vulcanismo está associado a vulcões de tipo cónico em que a libertação de materiais ocorre numa zona restrita. Devido às elevadastemperaturas, o magma é menos denso do que as rochas e sobe, acumulando-se em espaços no interior da crusta que constituem as câmaras magmáticas.
 
 
Constituição de um vulcão tipo central
  
O cone vulcânico é o resultado da acumulação de materiais em torno da abertura pela qual foram expelidos o que faz com que o cone vulcânico vá adquirindo dimensões cada vez maiores.
 
Como se formam ascaldeiras vulcânicas?
 
As caldeiras vulcânicas formam-se quando ocorre um abatimento das rochas que suportam o vulcão, na sequência de fortes erupções em que grande quantidade de materiais é rapidamente expelida, originando-se assim uma depressão, aproximadamente circular, onde se pode acumular águas das chuvas e formar posteriormente lagoas.

Tipos de lavas
 Classificação da lava segundo: Percentagem de sílica (SiO2) 
* Lava básica-SiO2 < 50%
* Lava intermédia-50% < SiO2 < 70 %
* Lava ácida-SiO2 > 70 %
 
Grau de viscosidade
Lava Viscosa -Temperatura- 800°C Prox. De solidificação, Sílica-Grande quantidade ( ácida), Gases-elevada dificuldade em Libertar ;
Lava Fluida: Temperatura- 1500° C, Sílica -Pequena quantidade ( básica) Gases -Facilidade em...
tracking img