Resumos psicologia 12º

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisões para o teste de Psicologia
- O ovo ou zigoto é a primeira célula que constitui o indivíduo. Esta célula divide-se em duas, que por sua vez se subdividirão até gerar o organismo.
Mitose: é o processo de divisão celular.
- Os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas são: os cromossomas, o ADN e os genes.
Cromossomas: Os cromossomas são estruturas que seencontram no interior das células, estes são constituídos por ADN (ácido desoxirribonucleico) e por proteínas, são os responsáveis pela transmissão de informação hereditária de geração em geração. Estão organizados aos pares e todas as espécies têm o seu cariótipo. O da raça humana é constituído por 23 pares (sendo 22 pares comuns aos dois sexos e o par 23, par do cromossoma sexual distinto nos doissexos).
ADN: O ADN é uma substância química constituída por longas cadeias de nucleótidos.
Genes: Os genes são os segmentos dos cromossomas com um código próprio que contém informação para produzir uma determinada característica. De entre os vários tipos de genes destacam-se os genes de desenvolvimento que entre outras funções, planificam a construção do organismo, sendo fundamentais naconstituição da espécie e do indivíduo.
- Genes dominantes: produzem efeitos mesmo que estejam só presentes num dos cromossomas do par.
-Genes recessivos: só produzem efeitos quando estão presentes nos dois cromossomas do par.
-Genes alelos: um alelo é herdado do pai e outro da mãe. Cada um deles tem informações ligeiramente diferentes.
Homozigótico: O individuo é homozigótico se os seus genes alelostiverem a mesma informação.
Heterozigótico: O individuo é heterozigótico se a informação dos seus genes alelos for contrastante.
Genoma: O genoma é o conjunto de genes que constituem o ser humano.
Meiose: A meiose é um processo de divisão das células sexuais que ocorre durante a fecundação. O número de cromossomas reduz-se para 23, assegurando desta forma os 46 cromossomas característicos daespécie humana. Este processo de divisão é uma das condições de variabilidade genética, isto é o conjunto de variações genéticas que existem entre os membros de uma população.
Hereditariedade específica: diz respeito às características específicas de uma espécie.
Hereditariedade individual: diz respeito às características próprias de cada ser humano e que o tornam único dentro da sua espécie.Genótipo: diz respeito à informação presente nos nossos genes (características herdadas).
Fenótipo: O fenótipo é o conjunto das características observáveis num indivíduo e que resultam da interacção do genótipo e do meio.
Inato: Nasce connosco, é fruto da influência do meio.
Adquirido: Quando nasce já traz informação adquirida. Ex: reconhecer a voz da mãe.
Influência do meio antes do nascimento:Sabemos que má nutrição da mãe, a ingestão de substâncias tóxicas, medicamentosas, algumas doenças e até determinados estados emocionais (stress, fadiga, ansiedade) podem afectar negativamente o desenvolvimento do bebé antes do nascimento.
Influência do meio após o nascimento: O meio influência o indivíduo após o seu nascimento. Influência o seu comportamento, os seus hábitos, a sua forma física… Porexemplo se o meio onde um individuo está inserido é um meio com falta alimentos o individuo será desnutrido, magro…
- O preformismo e a teoria da epigénese são duas perspectivas sobre o papel da hereditariedade e do meio na constituição e no comportamento dos seres humanos.
Preformismo: Perspectiva que atribui toda a importância à nossa herança genética e não aceita a influência do meio. Esta éuma perspectiva determinista.
Epigénese: Esta perspectiva não valoriza apenas a nossa herança genética e considera que o meio exerce uma influência significativa naquilo que somos. Esta é uma perspectiva construtivista.
Lei da recapitulação: segundo a lei da recapitulação, a ontogénese recapitula a filogénese, isto é, o embrião, ao desenvolver-se, reproduz os estádios da evolução da vida...
tracking img