Resumos história a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História
Revolução Liberal em Portugal
Antecedentes e conjuntura (1807-1820)
 
A coexistência do Antigo Regime com forças predispostas à inovação no Portugal de inícios de Oitocentos.
 
Nos inícios de Oitocentos (século XIX), Portugal era, ainda, um país onde permaneciam vivas as estruturas de Antigo Regime (sistema social, económico e político que vigorou na Europa,
aproximadamente,entre os séculos XV e XVIII, correspondendo, cronologicamente, à Idade Moderna). Persistiam, assim, as seguintes características: 
 
*  uma sociedade de ordens, fortemente hierarquizada, em que prevaleciam os privilégios da  nobreza e do clero;
*  uma economia agrícola, de fraco rendimento, em que os camponeses viviam na dependência dos senhores das terras;
*  um sistema políticoabsolutista, submetido à regência do príncipe D. João (futuro rei D. João VI) e à repressão ditada pela Inquisição, pela Real Mesa Censória e pela Intendência-Geral da Polícia.
 
Contudo, simultaneamente, criava-se um clima propício à mudança. As principais forças de inovação eram:
 
*  a Maçonaria (organização secreta que defendia os valores iluministas);
*  a burguesia comercial,desejosa de se impor socialmente.

 
Razões da invasão de Portugal pelas tropas napoleónicas

Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental, que proibia as nações europeias de comerciar com a Inglaterra. Portugal, aliado histórico da Inglaterra, desrespeitou o Bloqueio e, em consequência, sofreu três invasões francesas:
*1.ª - liderada pelo general Junot em 1807-1808 (chega atéLisboa);
*2.ª - comandada pelo marechal Soult em 1809 (chega até ao Porto, cujo bispo recusa a rendição; a tomada violenta da cidade redunda na fuga da população pela ponte das Barcas, que desabou. Soult retira-se após o envio de reforços de Inglaterra);
*3.ª - chefiada pelo marechal Massena em 1810-1811 (graças às linhas de Torres Vedras, fortificações construídas por iniciativa deWellington, a passagem do exército de Massena é interceptada, retirando-se em 1811).
 

Relação entre a conjuntura política, económica e social resultante das Invasões Francesas com a Revolução Liberal de 1820
 
As invasões francesas podem ser consideradas como uma causa indireta da Revolução Liberal portuguesa de 1820, na medida em que criaram uma conjuntura propícia à mudança, a vários níveis:
  Conjuntura política:
 
 *A família real, juntamente com todos os que representavam a monarquia e os súbditos que quisessem acompanhar a viagem em navios privados (cerca de 15000 pessoas, no total), embarcou para o Brasil (1807).
*A ideia não era nova, pois já em épocas anteriores (por exemplo, aquando da invasão espanhola, em 1580) se havia pensado nessa possibilidade. Porém, a mudança daCorte para o Brasil, apesar de justificada, então, pela necessidade de preservar a independência de Portugal e de evitar a dissolução da dinastia de Bragança, foi entendida, pelos súbditos comuns, como uma verdadeira fuga, contribuindo, assim, para o descrédito da monarquia absoluta.
*Na ausência de D. João VI (que apenas regressaria em 1821), Portugal ficou sob o domínio do marechal inglês WilliamBeresford, tornado presidente da Junta Governativa.
*Beresford organizou a defesa contra os Franceses, controlou a economia e exerceu a repressão contra o Liberalismo nascente. Conquistou o ódio dos militares portugueses, que perdiam os postos de comando para os Ingleses, e da generalidade dos Portugueses que o viam como prepotente (tendo-se salientado o episódio da execução do general GomesFreire de Andrade por envolvimento na conspiração liberal de 1817).
*A Revolução de 1820 viria a ser desencadeada aproveitando a ausência de Beresford, que se havia deslocado ao Brasil no intuito de solicitar ao rei poderes acrescidos.
 
-- A permanência dos Franceses no território português (apesar de serem os invasores malquistos), bem como o exemplo da revolução liberal espanhola de 1820,...
tracking img