Resumos filosofocos 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Francis Bacon (1561 - 1626), A sua "Grande Instauração" consiste em dois momentos distintos, que são: Teoria dos ídolos e indução;


Os contratualismos de Thomas Hobbes(1588-1679) e de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) são formas distintas de instituir e legitimar o Estado. Sendo que para Hobbes o objetivo é garantir a paz e para Rousseau, aessência do homem, a liberdade. Desta forma é correto afirmar que:
Para Hobbes e Rousseau o mais racional é viver no Estado justo;

René Descartes (1569-1650), o mais importantenão é "[...] ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem". E é com essa compreensão que ele escreve o Discurso do Método, estabelecendo os quatro preceitos do método, atravésdos quais ele chegou à verdade.

1- Receber escrupulosamente as informações, examinando sua racionalidade e sua justificação. Verificar a verdade, a boa procedência daquilo quese investiga – aceitar o que seja indubitável, apenas. Esse passo relaciona-se muito ao cepticismo.
2- Análise, ou divisão do assunto em tantas partes quanto possível enecessário.
3- Síntese, ou elaboração progressiva de conclusões abrangentes e ordenadas a partir de objetos mais simples e fáceis até os mais complexos e difíceis.
4- Enumerar e revisarminuciosamente as conclusões, garantindo que nada seja omitido e que a coerência geral exista.


Imanuel Kant (1724-1804), afirma na Crítica da razão pura, que as ciências(matemática e física) passaram do "tatear" ao conhecimento científico, devido a uma "revolução súbita", uma mudança de método, uma mudança na maneira de pensar, que consiste emcompreender que:

- só conhecemos a priori das coisas o que nós mesmos nelas pomos";
- a própria experiência é uma forma de conhecimento que exige concurso do entendimento.
tracking img