Resumos dos modelos teóricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual da Paraíba
Decom- Departamento de Comunicação Social da Uepb
Professor: Moisés Araújo
Aluna: Mikaely de Sousa Batista

# PARADIGMA FUNCIONALISTA-PRAGAMÁTICO
É um modelo norte-americano e vai se pautar na influência e nos efeitos dos meios de comunicação na sociedade, e foi no período compreendido entre 1900 e o final da década de 1930 que ganhou corpo e relevo aconvicção de que os seres humanos obedeciam a “automatismos comportamentais”.
“A mídia influencia as pessoas e eles não tem defesa”. É uma afirmação falsa, pois as pessoas são emissores e receptores (ativos e passivos), só que ao decorrer do tempo passou a influenciar de tal maneira que a sociedade ficou passiva. A fonte emissora foi posta em extrema vantagem pelo modelo da agulha hipodérmica,relegando o receptor a uma condição de integral passividade. Pensa-se em uma “massa”, na qual os indivíduos não possuem rosto e na qual as individualidades se diluem. A mídia podia exercer seu poder sobre esse público, ainda pouco definível como tal, mas que se deixava impressionar e se mostrava receptiva a toda sorte de MANIPULAÇÃO IDEOLÓGICA.
O funcionalismo sociológico diz que o quedetermina o que usar e o que fazer é a mídia, implica dizer que você tem que usar o que as outras pessoas acham certo e se não agir assim a pessoa está deixando de ser “solidário aos demais”. Tomado como princípio metodológico, o funcionalismo se compara ao procedimento científico típico do domínio da Sociologia. O funcionalismo supõe que o desenvolvimento dos meios de comunicação corresponda a novassociedades sociais e, sendo esse o caso, a tais meios compete proporcionar satisfações a expectativas de um público. Uma vez mais no domínio da comunicação, os funcionalistas se empenharam em avaliar o alcance psicossocial dos meios de difusão coletiva. O funcionalismo sociológico ao oferecer modelos sensíveis a um estudo científico da comunicação parte do princípio de que a mídia tem um padrão decultura e, por essa via, tende a influenciar comportamentos.
Dos modelos teóricos da Sociologia funcionalista provirá o esboço de uma psicossociologia das atitudes (BEHAVIORISTA) em virtude da qual o indivíduo é tomado como objeto de análise. •Behaviorista é uma teoria comportamental. Qualquer tese que tenha influência no comportamento humano.
•Alcance psicossocial tem por base Behaviorista ocomportamento, se existe influência tem que estudar os efeitos.
O empirismo distintivo da sociologia funcionalista americana será a certidão de nascimento do entendimento sociológico da Comunicação e da mídia.

* O MODELO TEÓRICO DE HAROLD D. LASSWELL
Provém da arte retórica de Aristóteles, a mais conhecida e citada caracterização do processo da Comunicação. Ensina o filósofo grego que,pelo recurso à “arte da palavra artificial” comunicar significa persuadir. Em tal processo há uma pessoa que fala (quem); pronuncia um discurso, dizendo alguma coisa (o que); e se dirige a alguém que a ouve (a quem). Esse é, portanto, o paradigma clássico. Foi no ano de 1948 que, no âmbito do que poderia ser uma “comunicação das idéias”, Harold Laswell formulou um modelo teórico da comunicação.Lasswell observa que a propaganda política e comercial dá contornos dramáticos às situações às quais faça referência, induzindo uma catarse ou precipitando uma crise. Assim, pretende determinar a “estrutura e a função da comunicação na sociedade”.
Conclusões de Lasswell
•A mídia afeta o público pelos conteúdos que dissemina;
•Os efeitos produzidos equivalem a reações manifestas do público;•Essas reações compreendem: atenção, compreensão, fruição, avaliação,
ação;
•As reações do publico dependem de identificações projetivas, anseios e
expectativas, latentes ou não, dos membros que o compõem;
•Há clara influência do contexto (social, cultural, ideológico) e de
predisposições especiais nas reações manifestas pelo público;
•Os conteúdos disseminados pela mídia estão...
tracking img