Resumos dos capítulos: “ o câncer” - thorwald dethlefsen “ uma personalidade cancerosa” – howard r. lewis

1807 palavras 8 páginas
O câncer
Segundo leituras feitas pode-se observar que não existe um ponto inicial para o câncer. Cada um de nos é parte a raça humana, e ao mesmo consistimos em órgãos que não só fazem parte de um ser humano, como simultaneamente são feitos de uma multiplicidade de células, as quais por sua vez são parte do próprio órgão.
Cada um de nós, por sua vez, espera que seus órgãos funcionem com perfeição no interesse de sua sobrevivência como ser humano. E o órgão espera que suas próprias células cumpram seu dever no que se refere à sua sobrevivência. Dentro da hierarquia, cada ser é um todo(seja uma célula, um órgão ou um ser humano) numa situação de conflito constante entre seu tipo especifico de vida por um lado, e sua subordinação aos interesses da entidade hierarquicamente superior, por outro.
O câncer não é um acontecimento isolado que só acontece nas formas cancerosa; ele é igualmente encontrado com frequência em processos bastante diferenciados e inteligentes que também dão trabalho aos homens em outros âmbitos da vida. No caso de quase todas as outras doenças vemos uma tentativa do corpo para lidar com a dificuldade funcional através da adoção de medidas adequadas. Se tem sucesso, falamos em cura( que pode ser mais o menos perfeita). Se o corpo não tem êxito e seus esforços para debelar a doença são frustrados, falamos em morte.
Mas, no caso do câncer, a célula cancerosa não é, como por exemplo as bactérias, os vírus ou as toxinas, algo que vem de fora, pondo em risco o organismo; ela é uma célula que até então estava a serviço do órgão e assim atendia ao organismo como um todo proporcionando-lhe a melhor chance de sobrevivência possível. Mas, subitamente, sua orientação se modifica e ela abandona a identificação comum. Ela começa a desenvolver e concretizar objetivos próprios sem a menor consideração pelas demais células. Ela não se comporta mais como um membro do ser vivente multicelular, porém regride a um nível primitivo de existência, como célula isolada

Relacionados