Resumos dos capitulos 1,2,3 do livropolitica socia

2438 palavras 10 páginas
Capitulo 1
Mudancas estruturais ,política social e papel da família: crítica ao pluralismo de bem-estar
Introducao:
Na primeira , introduz-se a problemática da redescoberta da família com importante substutivo privado do estado na provisão de bens e servicos sociais básicos .
Na segunda ,apresenta-se o contexto de mudancas estruturais ,que serviu de justificacão para a formacao de um modelo misto ou plural de protecao social.Por fim , na terceira sescao , especifica-se o lugar da família nesse modelo misto ou plural de bem-estar.
A redescoberta da família como fonte privada de bem-estar social
A família vem sendo redescoberta como um importante agente privado de protecao social. Quase todas as agendas governamentais prevêem, de uma forma ou de outra ,medidas de apoio familiar ,particularmente as dirigidas às criancas ,como: aconselhamento e auxílios ,incluindo novas modalidades de ajuda material aos pais e a ampliacao de visitas domiciliares.
Alguns países dão especial suporte material às famíliasmonoparentais com criancas e dependentes adultos .Outros incentivam a reinsercao da mãe trabalhadora no tradicional papel de "dona-de -casa".
Há ,portanto, na atualidade, um aplicacao de políticas , articuladoras , de um expressivo contingente de atores e recursos , contemplando a família. A família também se tornou importante objeto de interesse acadêmico-científico. Também pode se dizer que há propriamente uma políticas de família em muitos países capitalistas centrais .
Definicoes de política de família tendem a estar inpregnadas de particularismos culturais. Da mesma forma que nao existe um padrão homogêneo da política social,não há também um único padrão de política familiar .
A família é a mais importante instituicao de vidas.Elas oferece seguranca e estabilidade num mundo em rápida tranformacao .Pórem , a família será prejudicada se os governantes tomarem decisões que não as comprometam. Os conservadores acreditam que uma sociedade saúdavel deve

Relacionados