Resumos dos capitulos 1,2,3 do livropolitica socia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1
Mudancas estruturais ,política social e papel da família: crítica ao pluralismo de bem-estar
Introducao:
Na primeira , introduz-se a problemática da redescoberta da família com importante substutivo privado do estado na provisão de bens e servicos sociais básicos .
Na segunda ,apresenta-se o contexto de mudancas estruturais ,que serviu de justificacão para a formacao de ummodelo misto ou plural de protecao social.Por fim , na terceira sescao , especifica-se o lugar da família nesse modelo misto ou plural de bem-estar.
A redescoberta da família como fonte privada de bem-estar social
A família vem sendo redescoberta como um importante agente privado de protecao social. Quase todas as agendas governamentais prevêem, de uma forma ou de outra ,medidas de apoio familiar,particularmente as dirigidas às criancas ,como: aconselhamento e auxílios ,incluindo novas modalidades de ajuda material aos pais e a ampliacao de visitas domiciliares.
Alguns países dão especial suporte material às famíliasmonoparentais com criancas e dependentes adultos .Outros incentivam a reinsercao da mãe trabalhadora no tradicional papel de "dona-de -casa".
Há ,portanto, na atualidade,um aplicacao de políticas , articuladoras , de um expressivo contingente de atores e recursos , contemplando a família. A família também se tornou importante objeto de interesse acadêmico-científico. Também pode se dizer que há propriamente uma políticas de família em muitos países capitalistas centrais .
Definicoes de política de família tendem a estar inpregnadas de particularismos culturais. Damesma forma que nao existe um padrão homogêneo da política social,não há também um único padrão de política familiar .
A família é a mais importante instituicao de vidas.Elas oferece seguranca e estabilidade num mundo em rápida tranformacao .Pórem , a família será prejudicada se os governantes tomarem decisões que não as comprometam. Os conservadores acreditam que uma sociedade saúdavel deveencorjar as pessoas as assumirem responsabilidade que digam respeito às suas próprias vidas.
Além disso, é fato empírico que a redescoberta da família não propriciou a producao de conhecimentos e de métodos de captacao da realidade capazes de descartar falsas visões ainda existentes nas chamadas políticas de família . A família deverá ser considerada não como um nirvana recuperado pelosconservadores, mas como uma instituicao contraditória que ,a par de suas caracteristicas positivas , poderá funcionar como um fator de reproducao de desigualdades e perpetuacao de culturas arcaicas.
Todos os Estados de Bem-estar estiveram baseados em um modelo famíliar , no qual as formas de protecao eram asseguradas por duas vias: uma , mediante a participacao do chefe da família no mercado de trabalho e asua insercao no sistema previdenciário ; outra, pela participacao dos membros da unidade familiar nas tarefas de apoio pedentes e na reproducao de atividades domésticas não remuneradas.
O contexto histórico do surgimento do pluralismo de bem-estar
A partir dos anos 80 do século recém-findo, uma nova realidade se impôs , em escala planetária ,dado impacto de sensíveis mudancashistórico-estruturais e o aproveitamento utilitário dessas mudancas pelo neoliberalismo.
Dentre as repercussões mais incisivas , ressaltam as incidentes nos âmbitos da producao e do trabalho capitalista e, consequentemente ,no sistema de protecao social gestado a partir do final so século XIX , grande parte conquistado pela classe trabalhadora , desde a emergência da chamada questão social.
A expansão do consumode massa- com a ajuda da insdustrializacao, do crescimento das atividades produtivas e da distribuicao de bens e servicos , realizados por um Estado garantidor de direitos sociais e trabalhistas -entrou em declínio.
Novas tendências estão , na opinião de vários analistas, a emergência de "novas forcas econômicas globais ,mudancas demográficas e transformacoes da família , que ,como impactos...
tracking img