RESUMOS DO TRABALHO DE POLITICA: TRABALHO, TECNOLOGIA E SOFRIMENTO: UMA ANÁLISE DA TRANSIÇÃO DO TAYLORISMO-FORDISMO PARA A GESTÃO FLEXÍVEL

1858 palavras 8 páginas
RESUMOS DO TRABALHO DE POLÍTICA
TEMA: TRABALHO, TECNOLOGIA E SOFRIMENTO: UMA ANÁLISE DA TRANSIÇÃO DO TAYLORISMO-FORDISMO PARA A GESTÃO FLEXÍVEL

INTRODUÇÃO, ITENS 1.0 E 1.1 – André e Bruna
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido principalmente com base no livro de José Henrique de Faria -Critica a Teoria Geral da Administração - Relações de Poder nas Organizações – Capitulo 14: Trabalho, Tecnologia e Sofrimento: Uma analise da transição do Taylorismo-fordismo para a gestão flexível
Este retrata os impactos ocasionados pela introdução da tecnologia de base microeletrônica com equipamentos automatizados e informatizados, no contexto das relações de produção.
A implantação de tal sistema de tecnologia tem gerado controvérsias em relação aos seus diferentes níveis de impacto. Mas principalmente no que envolve:
*O desalojamento de ocupações: este efeito explica-se pela extinção ou diminuição da necessidade de determinada ocupação, ocasionado principalmente pela introdução de novas tecnologias que substituem a mão-de-obra e reduzem a quantidade de trabalhadores para executar a tarefa proposta.
*Mudanças na natureza de trabalho: com a introdução das novas tecnologias a forma de executar o trabalho também foi alterada, a execução de determinas tarefas exigiam agora outros tipos de especialidades, o trabalhador foi transferido de executor para operador.
*Processo de reestruturação produtiva: Com a crise econômica de 1970 ocorreu uma forte modificação no mercado em relação a demanda de bens, o que levou a indústria a se reorganizar e se adaptar as novas condições de mercado, agora mais flexíveis e instáveis.
*Reorganização das cadeias produtivas: Com as mudanças no mercado e aos novos padrões de concorrência, a indústria agora necessitava de se adaptar rapidamente a instabilidade econômica, assim os sistemas de produção foram alterados de forma que se tornassem mais flexíveis, produzindo diferentes produtos com a mesma organização com pequenos intervalos de

Relacionados