resumos das webaulas de gestão de pessoas da unopar 2015

3301 palavras 14 páginas
Discutir "Gestão" é nada mais, nada menos do que debater o mundo e as formas do trabalho.
Não existe trabalho fora do mundo humano. Tudo aquilo que chamamos de trabalho são ações realizadas por homens. Claro que as abelhas trabalham. Assim como as formigas. Porém, diferente delas, o ser humano trabalha de uma outra maneira.
Basicamente, a ação humana sempre causa mudanças no mundo. Porém, essas alterações podem causar impactos para o proprio no homem tambem. Forma-se assim, uma relação dialética entre homem-mundo: ambos são co-dependentes. É isso que afirma a visão que chamamos de "sócio-histórica".
Em toda empresa, não há como separar a formação humana daquela que acontece dentro da organização. Por essa razão, saber dessa inter-relação entre homem-mundo é também passar a entender que a organização é formada por pessoas e dependem destas para poder gerar, por exemplo, o lucro esperado ao fim do processo produtivo. Então, é o seguinte:
Cada trabalhador transforma a realidade da organização (hospitalar ou não) com suas ações;
A realidade da organização modifica o trabalhador deve ficar claro que cada uma dessas ações, separadamente, gera mudanças retroativas
O trabalho, portanto, é a base constitutiva do homem que, por sua vez, forma a organização. Mas não podemos esquecer que mesmo o campo econômico, as legislações e tantas outras influências que cada organização recebe são elementos criados, mantidos e modificados pelo ser humano.
Todas as coisas que fazemos no dia-a-dia podem ser chamadas de trabalho. Inclusive o ato de estudar é um trabalho que envolve grande gasto de energia e esforço mental.
O homem trabalhava inicialmente para a manutenção da própria existência. Assim, conforme os desafios surgiam, novas formas de resolução de problemas eram desenvolvidas. A aprendizagem acontecia no trabalho. E, além disso, o produto do trabalho era único e cada trabalhador podia se identificar com o fruto de seu trabalho.
Em nossa sociedade atual, não trabalhamos em prol

Relacionados

  • resumos das webaulas de gestão de pessoas da unopar 2015
    2266 palavras | 10 páginas
  • Cef028a4 492a 4a3a 9c7c 3de0e8a38661
    1900 palavras | 8 páginas
  • Engenharia De Projeto De Software WebAulas
    12268 palavras | 50 páginas
  • Ppc Cst Em Marketing Ead Unesa
    121528 palavras | 487 páginas