Resumoresumo do livro kotler - adm de marketing

3788 palavras 16 páginas
Desde os primórdios da humanidade as necessidades do ser humano o fizeram criar estratégias para garantir sua sobrevivência. Dessa maneira o marketing surgiu justamente para identificação e solução das necessidades humanas. Assim nasceram as primeiras relações de troca, que vão das simples e antigas trocas de mercadoria (escambo) até as modernas técnicas utilizadas por grandes empresas atualmente. Tudo evoluiu, o mundo torna-se mais globalizado a cada dia com o advento das novas tecnologias e o princípio, porém, continua o mesmo.
Nota-se, entretanto, que desde a revolução industrial, momento em que a produção deixou de ser manufaturada e converteu-se numa produção de larga escala a relação consumidor/cliente perdeu proximidade, uma vez que praticamente nada mais atinge o consumidor como indivíduo, tudo é igual para todo mundo. Nessa visão não se leva em conta as diferenças (físicas, culturais...) que as pessoas possuem. Por isso um dos maiores desafios para os marketeiros do século XXI é recuperar essa proximidade no relacionamento com o consumidor. As empresas precisam mostrar que além de estarem ali para lucrar, estão interessadas em dar contribuição para sanar realmente as necessidades dos indivíduos e do ambiente na qual ela empresa está inserida.
O fato é que o mercado econômico atual impõe um ritmo frenético de mudanças a serem acompanhadas por aquelas organizações que desejem se manter competitivas. Esse ritmo ocorre por conta do processo de globalização iniciado junto com o novo século e é ditado pelas inovações tecnológicas, que oferecem potencial infinito para crescimento. Dessa maneira os padrões são constantemente questionados e é justamente aí que surge todo o desafio. Seguir padrões para conquistar o sucesso é algo que parece seguro, mas as necessidades do consumidor atual tendem a exigir mais, nesse contexto surgem também grandes oportunidades. Portanto o mercado encontra-se favorável às organizações que souberem se estruturar dentro dessas novas

Relacionados