Resumoresumo do livro kotler - adm de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde os primórdios da humanidade as necessidades do ser humano o fizeram criar estratégias para garantir sua sobrevivência. Dessa maneira o marketing surgiu justamente para identificação e solução das necessidades humanas. Assim nasceram as primeiras relações de troca, que vão das simples e antigas trocas de mercadoria (escambo) até as modernas técnicas utilizadas por grandes empresasatualmente. Tudo evoluiu, o mundo torna-se mais globalizado a cada dia com o advento das novas tecnologias e o princípio, porém, continua o mesmo.
Nota-se, entretanto, que desde a revolução industrial, momento em que a produção deixou de ser manufaturada e converteu-se numa produção de larga escala a relação consumidor/cliente perdeu proximidade, uma vez que praticamente nada mais atinge o consumidor comoindivíduo, tudo é igual para todo mundo. Nessa visão não se leva em conta as diferenças (físicas, culturais...) que as pessoas possuem. Por isso um dos maiores desafios para os marketeiros do século XXI é recuperar essa proximidade no relacionamento com o consumidor. As empresas precisam mostrar que além de estarem ali para lucrar, estão interessadas em dar contribuição para sanar realmente asnecessidades dos indivíduos e do ambiente na qual ela empresa está inserida.
O fato é que o mercado econômico atual impõe um ritmo frenético de mudanças a serem acompanhadas por aquelas organizações que desejem se manter competitivas. Esse ritmo ocorre por conta do processo de globalização iniciado junto com o novo século e é ditado pelas inovações tecnológicas, que oferecem potencial infinito paracrescimento. Dessa maneira os padrões são constantemente questionados e é justamente aí que surge todo o desafio. Seguir padrões para conquistar o sucesso é algo que parece seguro, mas as necessidades do consumidor atual tendem a exigir mais, nesse contexto surgem também grandes oportunidades. Portanto o mercado encontra-se favorável às organizações que souberem se estruturar dentro dessas novasexigências.
Ainda dentro desse contexto há de levar em conta o ramo e o poder aquisitivo de cada empresa para então, definir sua estratégia de marketing, visto que empresas iniciantes geralmente não dispõem de capital suficiente para gastar com propaganda restando a elas a opção do chamado marketing empreendedor, o qual consiste na utilização de recursos alternativos à publicidade comercial,geralmente o empreendedor promove seu produto pessoalmente junto aos seus clientes potenciais.
Na realidade o marketing possui diversos desdobramentos que se dispõem como bens, serviços,experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias.
De uma maneira mais ampla os profissionais de marketing são, em verdade, gestores da demanda. São responsáveis por influenciara quantidade e a qualidade da demanda por um determinado produto. Isso inclui tomadas de decisão que exigem respostas rápidas tanto para problemas simples relacionados ao design do produto, quanto para decisões maiores na área de promoção do mesmo.
O mercado se oferece em quatros grandes âmbitos, onde as empresas podem promover e comercializar seus bens e serviços de maneira específica, os quaissão mercado consumidor, empresarial, global e sem fins lucrativos, chamados de terceiro setor, além do governamental.
Inúmeras são as definições que tentam explicar o que é marketing, justamente por conta dos seus desdobramentos já citados. É importante também definir as diferenças entre as definições usadas pela área que é voltada para o social e a que é voltada para o gerencial. Uma encara-ocomo um processo usado para atender as necessidades alheias e o outro como uma arte de influenciar consumidores para alcançar maior número de vendas.
A idéia é focar num mercado-alvo e desenvolver uma oferta que permaneça na mente dos consumidores a tal ponto de se tornar referência. Assim quando alguém pensar em determinado benefício (bem, serviço ...) venha logo a imagem da empresa como...
tracking img