Resumolinguabrasileiradesinais 01

1358 palavras 6 páginas
Lingua Brasileira de Sinais
Unidade I- Mitos e verdades sobre as linguas de sinais e a Pessoa com surdez

Surdo,surdo-mudo ou deficiente auditivo?Qual o termo correto para nos referirmos a esse grupo?
Surdo-mudo apague essa ideia
Ser surdo não é apenas não ouvir ou ouvir pouco; ser surdo vai além da aferição de decibéis através de um audiograma; ser surdo implica uma questão mais linguística do que apenas patológica.
A esse respeito, o Decreto 5626/2005, em seu artigo 2º, declara:

Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.
Sendo assim, é considerado surdo todo aquele que tem perda auditiva e utiliza uma Língua de Sinais como forma de comunicação.
É um equívoco chamá-los de surdos-mudos, pois surdo-mudo é o indivíduo que possui uma deficiência auditiva e outra no aparelho fonador. Muitos surdos não são *oralizados, ou seja, não falam, porém emitem sons; é considerado mudo, apenas o indivíduo que não emite som algum. Alguns surdos possuem dificuldade em desenvolver a fala, pois não escutam, porém seu aparelho fonador é preservado. *Oralizar.
Normalmente, na área de surdez, usa-se essa palavra para referir-se à articulação da fala pelo surdo
Em relação à deficiência auditiva, o Decreto 5626/2005 declara:
Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
Sendo assim, deficiente auditivo é o indivíduo que possui uma perda auditiva bilateral, parcial ou total, porém não pertence à comunidade de surdos. Todos os surdos realizam leitura labial?
Não. Alguns surdos desenvolvem essa habilidade devido a treinamentos por anos a fio com fonoaudiólogos; outros surdos

Relacionados