resumogestao financeira

956 palavras 4 páginas
O PMR deve ser menor q o PMP para haver melhor sincronismo, caso o contrário causará oscilações que levará empresa buscar novas fontes de financiamento gerando descontrole financeiro podendo se tornar insolvente. As oscilações de caixa podem ser eliminadas com o deslocamento dos saldos positivos para aqueles dias em que existem maiores déficits de caixa. Só haveria sincronismo perfeito caso houvesse total controle da demanda.

Os saldos de caixa oscilantes são indesejáveis pq geram resultados insatisfatórios em virtude das taxas de captação serem bem maiores do que as de aplicação. Sendo assim a empresa deverá reduzir o valor aplicado para deixar uma margem de segurança, ou fazer aplicações diárias, o que causará uma menor rentabilidade e maiores dificuldades na tomada de decisões.

Ciclo Operacional é o período desde a compra da matéria prima (estoque) até o período de recebimento da venda, ou seja, CO = PME + PMR.

Ciclo financeiro ou de caixa é proporcional a NCG, vai da data do Pagamento até a data do Recebimento, é a diferença, CF = CO – PMP ou seja, CF = (PME + PMR) – PMP. CF Vicioso e Virtuoso.
Giro de caixa = 360 / ciclo financeiro. Desse modo, quanto menor o ciclo financiamento, maior será o giro de caixa.

CG Bruto = AC e CG Líquido = AC – PC. O CGL positivo indica que há folga para casos de falta de sincronismo. Float é qtd de dias que a empresa leva pra receber um pagamento no boleto (D0, D1 e D2).

NCG = AC Op – PC Op. A NCG pode pegar recursos do PC (de 3ºs a curto prazo), Exigível a LP (de 3ºs a longo prazo) e pelo PL (CG recursos próprios). Quanto mais prazos p/ pagamento a empresa der, maior será a NCG.

Saldo de Tesouraria= AC Fin – PC Fin. Se CGL < NCG o efeito tesoura é negativo, se CGL > NCG é positivo.
CGL = NCG + ST, ou seja, (AC op – PC op) + (AC fin – PC fin).

Equilíbrio Financeiro = AC > PC
Over trading: são situações que conduz a empresa a insolvência, como negócios superiores a sua capacidade de financiamento da NCG

Relacionados