Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 4 Contração Muscular

1- Disserte sobre miofibrilas.
Miofibrilas: Dentro do músculo existem células e dentro das células existem as miofibrilas, que é composto por vários sarcômeros em série. Fibras do tipo I pouca miofibrila e já as do tipo IIB muita. Como a hipertrofia da célula e consequentemente do músculo depende das miofibrilas, quem tem mais fibra IIB tem mais tônus muscular etipo I pouco tônus, exemplo: maratonista. No citoplasma que encontramos as miofibrilas que contém as proteínas troponinas,tropomiosinas, actina e miosinas, que contém sarcômeros em séries.
2- Quais os elementos que compõe um grupo muscular?
Tendão e ventre muscular (que é composto de fibras ou células que possuem núcleos e dentro das células temos miofibrilas (algumas mais e outras menos, dependedo comprimento da miofibrila ou do músculo)).
3- Explique a ligação entre sarcomero e contração muscular.
Sarcomero é onde ocorre o relaxamento e contração muscular (encurtamento sarcômeros), mais conhecido como ação muscular, quanto mais comprido o músculo é maior o numero de miofibrilas mais sarcomeros em séries.
4- O que é disco Z? Qual sua ligação com sarcomeros?
Disco Z: São duasproteínas que delimitam os sarcomeros, onde se localizam os filamentos finos de actina e comunicam com as miosinas.
5- Explique a relação entre os fatores miosina e banda M.
Miosina: Filamento grosso formado por várias estruturas que são as cabeças de miosina, formadas por genes diferentes, varias miosinas interligadas formando o filamento grosso. Banda M é quem mantém as miosinas interligadas dentro dossarcomeros para manter a integridade ou organização.
6- O que são miofilamentos?
Actina e miosina são chamados de miofilamentos que se encontram dentro das miofibrilas (quanto mais miofribilas maior o poder de contração).
6- Porque uma célula muscular contém vários núcleos?
Célula muscular tem vários núcleos para sintetizar mais proteínas depois de degradadas por actina e miosina.
7- O que éclassificado como túbulos T?
Tubulos T: São envaginações da própria membrana para que a contração ocorra de forma organizada, que é onde é libero o cálcio para o reticulo endoplasmático.

8- Como todo o processo de contração ocorre em repouso e em atividade?
A cabeça de miosina se liga ao sitio ativo da actina para ocorrer à contração muscular, porém em condição de repouso o sitio ativo ficacoberto, impossibilitando a contração muscular em repouso. Quando o cálcio se liga a troponina consegue acoplar a cabeça da miosina na actina (em exercício).
9- O que permite a integridade e organização do músculo?
A fáscia que mantém as células unidas e diminui o atrito (epimisio, fascículos e perimísio), mantém sua organização/ integridade / ordem. Já a banda M e disco Z não tem integridade eauxiliam em sua organização.
10- Qual a importância do cálcio na contração muscular, qual local onde se encontra mais cálcio?
O cálcio estimula a mudança em que a cabeça de miosina se acopla, no reticulo endoplasmático temos uma bolsa de cálcio que é um estoque de cálcio.
11-Como ocorre toda a contração muscular?
Explicação 1: Para que as células ou fibras se contraem tem que ser estimuladaspor impulsos, o nervo que inerva o músculo é o motoneurônio ( Nêuronio motor), porém o nervo precisa de estímulos de outro neurônio (dendritos) para emitir o sinal de contração muscular, porém existem neurônios que inibem essa ação de contração, ou seja, aí fica dependente de quanta ação excitatória e quanta ação inibitório está chegando no neurônio.
A informação parte do SNC (Cerebelo) queestimulam os motos neurônios e ocorre os quais fazem abertura de canais de sódios, entrando muito sódio e mudando o potencial elétrico e depois entra B.S.P para repolarizar e após gerado o P.A passa por todo axônio, chega ao axônio terminal, que tem liberação de cálcio através dos canais de cálcio, liberando neurotransmissores para dentro da célula, que para isso ocorrer tem os receptores da...
tracking img