Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Resumo
5º série

Jaqueline Roque Alonso Fucahori
2º ano de Letras, 2010 – CTESOP
Eione Francisco Ramos Storti
Professora da disciplina de Pratica de Estagio deLíngua Portuguesa I



Resumo é a exposição ou apresentação abreviada, concisa de uma sucessão de acontecimentos, das características gerais do conteúdo de uma reportagem, de um artigo, livro,filme, etc., favorecendo sua visão global. Tem por objetivo esclarecer o leitor sobre as principais informações ou idéias contidas no texto integral.
Um resumo, geralmente, não é feito pelo autor dotrabalho resumido; é redigido por outra pessoa que, após uma leitura atenta, expõe, em poucas palavras, o conteúdo do texto lido.
Aprender a resumir é muito importante para os estudantes, pois é umexcelente recurso para o estudo dos conteúdos das diferentes disciplinas.
Não existe um único método para resumir um texto. Em textos de caráter informativo, geralmente se extrai as informações maisimportantes. Para isso, é necessário realizar uma leitura atenta do texto completo. Depois em uma releitura parágrafo por parágrafo, sublinham-se os conteúdos mais relevantes. Além disso, para sefacilitar a tarefa, pode-se anotar, à margem, uma ou duas palavras-chave que assinalam o tema de cada parágrafo, como se fossem títulos.
Finalmente, redige-se o resumo, incorporando o materialselecionado. Na escrita do resumo, pode-se seguir a ordem em que aparecem os conteúdos do texto base ou criar uma nova disposição. Para compor o texto final do resumo, é preciso utilizar palavras que liguemuma idéia à outra.

Resumo do livro: Um barril de risadas um vale de lágrimas, escrito por Jules Feiffer.


Roger é um príncipe que fazia todos rir em só dele chegar perto. O rei consultou ummago que propôs do Roger fazer uma busca. Nessa busca ele passa por lugares estranhos: Floresta da qual nunca se sai; Vale da Vingança; Montanha que atira pedras; Mar de gritos e conhece...
tracking img