Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para saber mais, acessem: NORMAS BIBLIOGRÁFICAS. Anhanguera Educacional. Disponível em:http://www.anhanguera.com/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html

Nem tudo que parece é: entenda o que é o plágio. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf.
Importante: A tarefa final desta atividade deveráser postada no ambiente virtual de aprendizagem somente na aula-tema 07 e será avaliada pelo professor-tutor para compor a nota do 2º bimestre.
Aula-tema 1: Introdução ao estudo das Ciências Sociais
Para o desenvolvimento e a realização da atividade colaborativa é fundamental o trabalho em equipe. Nas Ciências Sociais, o trabalho de pesquisa é diretamente vinculado ao debate, portanto, ao longodo semestre dedique-se a ele junto aos integrantes do seu grupo.
Passo 1: Visando a realização da atividade colaborativa, o grupo deverá se conhecer para posteriormente dar início à realização da tarefa. Os integrantes da equipe de trabalho deverão utilizar o Fórum para se apresentar e começar, assim, uma relação que possibilite um bom trabalho no decorrer das tarefas.
Passo 2:No Fórum, osintegrantes de cada grupo deverão conversar sobre: a cidade que moram, as coisas que gostam de fazer, esporte que gostam de praticar etc. Tais apresentações devem ser consideradas como um possível retrato da sociedade brasileira e dos brasileiros, pois esta informação será utilizada na elaboração desta atividade colaborativa.
ATENÇÃO!
Lembre-se que o Fórum é uma ferramente assíncrona, ou seja, temo mesmo formato de um e-mail, portanto, o seu colega não postará a resposta em tempo real.

Aula-tema 2: Cultura
É comum as pessoas tomarem como naturais suas respectivas maneiras de agir, pensar, se comportar, enfim, seus hábitos e seus costumes. No entanto, é fundamental compreender a relatividade de tudo que diz respeito ao ser humano, pois tudo a que ele dá importância e confere valor podese alterar ao longo do tempo, além de variar de sociedade para sociedade.
Em outras palavras, os atuais hábitos e costumes do brasileiro e que ele considera adequados e naturais, não são os mesmos hábitos e costumes que os brasileiros tinham há cem anos. Além disso, os hábitos e costumes do brasileiro de hoje não são iguais aos hábitos e costumes de um massai que vive no Quênia.
Na atualidade,vivendo as consequências do processo de globalização, existe uma considerável visão da diversidade humana e, neste contexto, tem-se a relevância da compreensão do conceito de cultura, bem como emerge a importância de se entender cada vez mais como são relativos são os nossos julgamentos do que é certo, errado, bom, ruim e assim por diante, pois qualquer elemento de uma cultura que tem um certosignificado para um grupo social, pode apresentar outro significado, completamente diferente em outra sociedade.
As Ciências Sociais destacam, então, a necessidade de compreender os indivíduos a partir dos contextos sociais nos quais estes se inserem. Toda sociedade possui a sua cultura própria e isto implica ainda dizer que cada cultura e cada sociedade têm a sua integridade própria, o seu própriosistema de valores e seus costumes que, por sua vez, geram indivíduos diferentes. Assim, é possível apontar que a cultura compreende a totalidade das criações humanas e inclui ideias, valores, manifestações artísticas, crenças, instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestuário, alimentação, construções etc. Neste sentido, culturas revelam comopodem ser diferentes as sociedades e os indivíduos. Entretanto, isto não deve remeter à perspectivas comparativas e graus de valoração. Uma cultura não pode ser dita como melhor ou pior que a outra. Culturas são apenas diferentes umas das outras.
Apesar de toda a diversidade cultural existente no mundo, pode-se verificar que as culturas, ou melhor, os indivíduos, apresentam uma tendência a...
tracking img