resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Orientação Educacional Face a diferentes Enfoques

A Orientação Educacional desde a sua origem até o momento atual

A orientação educacional foi vista de formas diferentes nos vários períodosda história. A escola, em si, passou por muitas transformações ao longo dos anos e os diferentes setores que nela atuam, de acordo com as necessidades da época, valores e exigências que imperavamnasociedade. A orientação educacional tem sido uma das funções exercidas pelo profissional da educação denominado pedagogo. Nas diferentes redes escolares, este profissional se existente, recebedenominações variadas e exerce atividades também variadas. Tal diversidade descaracteriza a real dimensão de seu fazer profissional e estabelece um conflito entre os diversos papéis desempenhadospelos diferentesprofissionais da educação. Nesse sentido, esse artigo apresenta a existência desse profissional, além de uma discussão crítica sobre a especificidade do trabalho do orientadoreducacional, apontando para a necessidade de sua presença em todas as escolas.

Em 1924 tem a primeira tentativa de inserção da Orientação Educacional, em São Paulo no Liceu de Artes e Ofícios, voltado para o modelo americano.
Em1931 Lourenço Filho criou o primeiro serviço público de Orientação Profissional no Brasil.
Na década de 20 surgiu um movimento em prol a educação.
O “Manifesto dos Pioneiros”, de 1932, representa um alerta às causas e princípios educacionais. Nesta mesma época a ABE ofereceu cursos de Extensão sobre Orientação Educacional e em 1939 uma Comissão Interministerial foi incumbida de regulamentar cursosprofissionalizantes para trabalhadores.
No ano de 1940 a partir desta data a Orientação Educacional é divulgada a nível nacional de acordo com o decreto lei 4.073/42 sendo considerado como um “ajustador”.
1942 a 1946 no desenvolvimento da Orientação Educacional: preocupação com a qualificação profissional se atrela à redefinição político-econômica em curso. Ganhou visibilidade e foi legalmenteinstituída, tornando-se obrigatória no ensino secundário, primando pela orientação vocacional.
1946 – A União
passa a legislar sobre a educação. A lei 4.024/61 reafirma a necessidade da Educação Educacional.
Com a LDB em 1961, a Orientação volta a ter lugar de destaque legal na Educação Brasileira, ressaltando agora a formação de orientadores educacionais para cursos primários e secundários.
A lei5.564/68 aponta para o desenvolvimento integral e harmonioso da personalidade do educando. São elaborados por uma minoria, e que nem sempre estão envolvidas no processo.
No ano 1976 o MEC elaborou um documento, “Orientação Educacional e Linhas de Ação”, que abordava os dois planos de atuação da Orientação Educacional: o plano de ação integrada, Orientação Educacional e Pedagógica.
Entre 1971 a1980 temos a preparação para a mão de obra, LDB 5.692/71, que disciplinou a atuação da OE na escola.
A década de 80 representa grandes mudanças, avanços, recuos e contradições. Também evidencia grande ambiguidade da classe de orientadores: enquanto a categoria critica a Lei n. 5692/71, continua solicitando ao MEC providências para o cumprimento do art.10 dessa lei.
Na década de 1980/90questionamentos da formação profissional e pratica do OE. Os orientadores educacionais e os supervisores
foram extintos e passaram a fazer parte da ANFOPE (Associação Nacional de Profissionais da Educação).
No congresso de 1988, a FENOE se filia à Confederação Única dos Trabalhadores e posteriormente integra-se à CNTE.
A lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional veio consolidar o trabalhodo OE nas Unidades Escolares.
Em 2005 fica constituída a função do OE nas unidades educacional que atendam o ensino fundamental e o médio na rede estadual de ensino.
A orientação, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente. O orientador está comprometido com a formação da cidadania dos alunos.
Hoje a Lei n. 9.394/96 não traz mais a obrigatoriedade da orientação, mas por efetiva...
tracking img