Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia: Cap. 1 – O que é Sociologia?. GIDDENS, Anthony .

Principal preocupação da Sociologia: como este mundo surgiu? Por que nossas condições de vida são tão diferentes daquelas de nossos pais e avós? Que direção as mudanças tomarão no futuro?

O que é sociologia? É o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades.
Objeto de Estudo: o nosso próprio comportamento comoseres sociais;
Abrangência: incluí dsde a análise de encontros ocasionais entre individuos na rua até a investigação de processos sociais globais.
Mostra a necessidade de assumir uma visão mais ampla sobre por que somos como somos e por que agimos como agimos. “Dados” de nossa vida são fortemente influenciados por forças históricas e sociais.

A) Desenvolvendo uma perspectiva sociológica
Umsociólogo é alguém capaz de se libertar da imediatidade das cirscunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo. (Eliminar Preconceitos)
Exemplo: ato de tomar café
1º - Valor simbólico: o ritual associado a beber café é muito mais importante do que o ato de consumir a bebida propriamente dita; duas pessoas que combinam de se encontrar para o café estão, provavelmente, maisinteressadas em ficarem juntas e conversar do que naquilo que realmente bebem;
2º - Café é um droga: é uma droga socialmente aceita; enquanto a maconha não é. Há sociedades que toleram o consumo da maconha ou, até mesmo, de cocaína, mas desaprovam o café e o álcool. Os sociólogos estão interessados no porquê da existência de tais contrastes.
3º - Um indivíduo que bebe uma xícara de café é apanhadonuma complicada trama de relacionamentos sociais e econômicos que se estendem pelo mundo. O café conecta as pessoas das mais ricas e das mais empobrecidas partes do planeta: é consumido em grandes quantidades em países ricos, mas é cultivado principlamente em países pobres. A produção, transporte e a distribuição de café requerem transações contínuas entre pessoas a milhares de quilômetros dedistância de seu consumidor. Estudar tais transações globais é uma importante tarefa da sociologia.
4º - O ato de beber um café pressupôe todo um processo passado de desenvolvimento social e econômico: o café que bebemos hoje vem de áreas (América do Sul e África) colonizadas por europeus. O legado colonial tem tido um impacto enorme no desenvolvimento do comércio mundial de café.
5º - É um produtoque permance no centro dos debates contemporâneos sobre globalização, comércio internacional, direitos humanos e destruição ambiental. Os sociólogos estão interessados em entender como a globalização aumenta a consciência das pessoas acerca de assuntos que vêm ocorrendo em cantos distantes do planeta, estimulando-as a desenvolver novo conhecimento em suas próprias vidas.
B) EstudandoSociologia
A imaginação sociológica: permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivíduo, na verdade, refletem questões mais amplas. Ex: divórcio – que pode parecer individual, mas é um problema público numa sociedade onde mais de um terço dos casamentos termina em menos de dez anos; desemprego – assunto público, expressando tendências sociais.
Sua decisão individual refletesua posição numa sociedade mais vasta;
Os ambientes sociais dos quais viemos têm muito a ver com os tipos de decisões que achamos apropriadas.
Embora sejamos influenciados pelos contextos sociais em que nos encontramos, nenhum de nós está simplesmente determinado em nosso comportamento por aqueles contextos. Possúimos e criamos a nossa própria individualidade. É trabalho da sociologia investigaras conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos. Nossas atividades tanto estruturam – modelam – o mundo social ao nosso redor como, ao mesmo tempo, são estruturadas por esse mundo social.
Estrutura Social: os contextos sociais de nossas vidas não consistem apenas em conjuntos aleatórios de eventos ou ações; eles são estruturados ou padronizados de formas distintas....
tracking img