Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hegel diz que para “os gregos o essencial é o substancial do direito, a política, o interesse geral”; de sorte que o interesse da coisa pública pode ser deixada à vontade e à decisão dos cidadãospois não existe ainda o princípio cuja tendência se poderia por ao querer da moralidade concreta e que poderia impedir-lhe a realização. Tendo como consequência a “constituição democrática” , essa é aúnica possível pois os cidadãos, não possuem no particular , e nem, por conseguinte no mal, pressupondo que a vontade subjetiva permanece.
No Estado e na política no mundo moderno, conformeexplica Hegel, pode forma-se um Estado mesmo se os indivíduos que vierem a integrar não tiverem os mesmos costumes, cultura, língua, ou até mesmo a religião.
São várias as condiçõesdeterminantes desta alteração profunda nos fundamentos da vida Estatal.
Em primeiro lugar as bases territorial e demográfica das comunidades políticas modernas incluem-se numa ordem de grandezaincomensurável á das pequenas cidades-estados gregos. Está é uma alteração onde devemos seguir os ensinamentos das lições sobre a filosofia da historia.
Em segundo luar, a desaparição doescravismo e a complexidade crescente da vida cotidiana a partir do fim da Idade Média.
O que diferencia do modo radical a situação política da modernidade é o surgimento da individualidademoderna determinante ultimo da desaparição da unidade imediata e transparente dos indivíduos como a vida comunitária. Essa nova e radical determinação do mundo politico é extremamente complexa, para Hegelnão só a evocação das condições que acabamos de mencionar, mas a reconstituição de praticamente toa a historia universal. Ela resulta da junção de duas sequencias históricas.
A primeira é omovimento de constituição da razão racional que começa com a descoberta da universalidade da razão subjetiva. A segunda começa com o individualismo politico da pólis tardia, continua com a formação...
tracking img