Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

GUIMARÃES, José Ribeiro Soares e JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sintéticos no processo de formulação e avaliação de políticas públicas: limites e legitimidade Disponível em:<http://www.abep.nepo.unicamp.br/site_eventos_abep/PDF/ABEP2004_296.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2012.

O texto, de autoria de José Ribeiro Soares Guimarães e Paulo de Martino Jannuzzi, como o títuloindica, aborda sobre indicadores sintéticos na formulação e avaliação de políticas públicas, bem como os limites e as formas de legitimidade alcançada através do uso desses indicadores. Foi elaboradopara melhor compreensão do uso dos indicadores que subsidiam municípios e agências governamentais nos diagnósticos sociais e a focalização das políticas públicas. Tem o objetivo de debater amitificação e hegemonia dos indicadores tradicionais de mensuração do desenvolvimento humano. O estudo foi apresentado no XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP realizado em Caxambú – MG de 20 a 24de setembro de 2004.
O autor, Paulo de Martino Jannuzzi é professor no Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais na ENCE/IBGE.
O texto é constituído de cinco partes, discorre sobre aapresentação e desenvolvimento dos indicadores sociais e insere na discussão os indicadores sintéticos e, a partir dessa vertente discute sobre o seu conceito, características, e limitações dealguns indicadores e finaliza com uma avaliação crítica sobre o uso mal informado de indicadores sintéticos como critérios de elegilibilidade de municípios para políticas sociais. Ao final, as referênciasque autor utilizou para sua elaboração são elencadas.
Na primeira parte, introdução, o autor, citando PELIANO (1990), fala sobre a crescente atenção que os indicadores sociais vêm despertando nasuniversidades, agências estatísticas e nos centros de pesquisa para dar conta na elaboração, pesquisa, produção de mapas, atlas ou índices de “exclusão social”. É de interesse público ter à...
tracking img