Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome:Daniela da Rosa malinoski Falchetti
Resumo Filme: DANTON

"Danton"

O filme intitulado "Danton" se refere ao período pós Revolução Francesa onde se discute osverdadeiros princípios do lema: "liberdade, igualdade e fraternidade".
A trama se dá, partindo do surgimento recente de uma democracia representativa onde um pequeno grupo de representantesdo povo passa a ter o poder de decidir sobre as questões políticas, sociais e econômicas. Cabe ressaltar que o grupo acima citado era formado por uma classe de burgueses quepretendiam chegar ao poder. Eles Conseguiram derrubar a monarquia utilizando os discursos com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade,  fazendo com que o povo francêsacreditasse nesse discurso dando apoio para o acontecimento da Revolução de 1789.
Entretanto, dentre os burgueses, surge um homem chamado Danton que se opõem as lideranças políticasrecém-formadas, se apropriando do discurso sobre os ideais revolucionários, para dizer que tais ideais não estavam acontecendo na prática.
Danton acaba sendo perseguido pelo mesmo grupodo qual ele pertencia, ao ponto de um de seus melhores amigos de quando acontecera a Revolução, Robes Pierre, se sentir ameaçado e ficar totalmente contra ele. Robes Pierre era amaior liderança política da Convenção (formada pelos Jacobinos), enquanto Danton tinha carisma e o povo francês o venerava por ele se colocar do lado do povo, baseando-se nos reaisprincípios revolucionário.
A disputa política vai ocorrendo até o momento em que os "representantes do povo" da recém-criada sociedade democrática francesa, conseguem levar Dantona julgamento (com base em denúncias forjadas), prendê-lo e condená-lo a morte na Guilhotina, dando fim a vida de Danton e de alguns amigos que com ele partilhavam o mesmo sonho.
tracking img