Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITALISMO

O Capitalismo mercantil foi a atividade predominante, surgiu e se consolidou com a Revolução Industrial no século XIX. Mesmo sendo confundido com a trajetória do liberalismo, ocapitalismo é a sua expressão econômica. Os fatores básicos para a produção de riqueza são dois: o trabalho e o capital, estes fatores dão origem a empresa econômica, que pode assumir diferentes formas.
OCapitalismo é o sistema econômico baseado na supremacia do capital sobre o trabalho, incluindo também as principais características: a propriedade privada dos meios de produção, a transformação daforça de trabalho em mercadoria, a produção generalizada de mercadorias e a concorrência entre os capitalistas.
Seu objetivo principal é o lucro, através do qual se dá a acumulação, sem perceber quetambém a implantação do capitalismo trouxe uma época marcada pela brutal exploração dos operários e da mão- de obra infantil, sem oferecer quaisquer direitos. Com a organização dos trabalhadores emsindicatos, e o fortalecimento deles, num longo e penoso processo, possibilitou aos operários a conquista paulatina de direitos reconhecidos legalmente.
Com uma nova fase do capitalismo chamada deneocapitalismo, atenuou-se a possibilidade de assegurar relativo equilíbrio nas relações sociais de trabalho, mas sem alterar a essência do sistema.

PRINCIPAIS DEBILIDADES DO CAPITALISMO

Com aobsessão pelo lucro máximo se faz uma concentração da propriedade, da riqueza e da renda. Deixando assim livremente aberto o caminho para instalação da exploração dos trabalhadores para então assim reduzircustos e triunfar na concorrência, mais por outro lado instala- se também o domínio do econômico sobre os aspectos da vida em sociedade.
O objetivo máximo de lucro, o mercado busca a rentabilidadeimediata, com isso os agentes econômicos se descuidam das ações de médio e longo prazo. Contudo a fase de ajustamento tem como ingrediente alguns fenômenos indesejáveis como recessão, falência e...
tracking img