Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCOLA E O PROFESSOR, AMBOS EM ADAPTAÇÃO

O uso do computador e internet na escola têm sido alvo de inúmeros textos e reflexões. É inegável a necessidade da escola de acompanhar o desenvolvimento, se é na escola onde se prepara o cidadão para o mundo.

[...] "a escola, com as redes eletrônicas, abre-se para o mundo; o aluno e o professor se expõem, divulgam seus projetos e pesquisas, sãoavaliados por terceiros, positiva e negativamente. A escola contribui para divulgar as melhores práticas, ajudando outras escolas a encontrar seus caminhos. A divulgação hoje faz com que o conhecimento compartilhado acelere as mudanças necessárias e agilize as trocas entre alunos, professores, instituições. A escola sai do seu casulo, do seu mundinho e se torna uma instituição onde a comunidade podeaprender contínua e flexivelmente." (Moran, 2007, p. 12)

De acordo com Cox (2003), a escola brasileira encontra-se em diversos estágios no que diz respeito ao uso do computador e internet aplicada à educação:

"Enquanto em algumas escolas se discute sobre a educação a distância, bibliotecas virtuais e otimização da velocidade das redes de computadores, há outras em que as máquinas estãosubutilizadas, em desuso ou sequer dispõem de bibliotecas tradicionais, laboratórios com computadores ou mesmo energia elétrica." (COX, 2003, p.34)

Segundo Moran (2007), as escolas que têm acesso a computadores e internet, costumam seguir as seguintes etapas em sua implantação: a) Tecnologias para fazer melhor o mesmo; b) Tecnologias para mudanças parciais e c) Tecnologias para mudanças inovadoras.Para o autor, as tecnologias são usadas inicialmente para fazer melhor o que já era feito, ou seja, como ferramenta organizacional, com banco de dados para organização das informações, automatizando as rotinas, ao mesmo tempo que os alunos encontram nas tecnologias ferramentas de apoio à aprendizagem; depois criam-se novos espaços e atividades que convivem com os tradicionais, como o vídeo parailustrar a aula, realização de projetos e exposição de atividades de professores e alunos, professores propõem atividades virtuais em grupo, listas de discussões, fóruns, blogs, podcasts e produção de vídeo, sendo consideradas estas, atividades complementares, o que vale de verdade são as aulas presenciais e as notas; por fim, na terceira etapa a escola e universidade sofrem mudanças no modo comosão dirigidos os conteúdos, há uma flexibilização da organização curricular, da gestão do ensino/aprendizagem. Tal adaptação ainda encontra obstáculos como a tradição e expectativas sociais.
Segundo Valente (1993), um uso comum da informática e internet nas escolas é em projetos ou atividades extraclasse, que não altera o modo como os conteúdos são ministrados. Essas formas de utilização docomputador na escola, segundo o mesmo autor, evidenciam o reconhecimento da importância de sua utilização e ao mesmo tempo o desinteresse em enfrentar as implicações que acarretam seu uso nas disciplinas, como investimento na formação de professores. Essa forma de utilização dos recursos é chamada Informática Educacional.
A Informática Educacional, constitui a utilização dos recursos de informáticacomo internet, editores de imagens e os recursos do Microsoft Office, para desenvolver atividades sob determinado tema, normalmente de escolha do professor.
Neste contexto, a utilização de tais ferramentas, comumente está associada a realização de projetos, gincanas e outros eventos e não ao uso diário na instituição de ensino ou fora dela como atividade complementar. Sendo assim, o aluno recebeuma tarefa que pode incluir utilização de recursos do Microsoft Office, de recursos da web 2.0 ou ambos, a fim de alcançar objetivos pré-determinados.
A utilização da internet e recursos do Microsoft Office, através do Windows, que é o sistema operacional de uso mais comum, estão quase sempre conjugados.
Além disso, muitas escolas no Brasil, têm, segundo Valente (1993), utilizado o ensino da...
tracking img