Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Neste experimento iremos estudar a cinética química observando o que ocorre com a velocidade das reações quando se varia a concentração dos reagentes.

INTRODUÇÃO

A cinética química éo estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas, ou seja, ela é capaz de fornecer importantes informações durante todo o processo de uma reação química, a fim que se possa analisar o modoem que as moléculas individuais interagem umas com as outras.

Uma reação química ocorre quando as ligações químicas dos reagentes são rompidas e novas ligações são formadas nos produtos.Formalmente se a variação da energia livre de Gibbs (G = E – PV – TS) à pressão e temperatura constantes é positiva (∆GTP > 0), então a reação é espontânea. O diagrama 01 abaixo mostra variações de energiaenvolvidas em reações exotérmicas e endotérmicas:

DIAGRAMA 01 - Diagrama energético de reações exotérmica e endotérmica
A velocidade de uma reação química depende do número de moléculas que tenhamenergia superior a este valor crítico. Assim, a velocidade de formação de uma dada substância pode ser regulada pela variação da temperatura na qual a reação ocorre, alterando-se as concentrações dosreagentes ou por meio da adição de substâncias catalisadoras.
A velocidade de uma reação é a medida da rapidez em que se formam os produtos e se consomem os reagentes. Essa velocidade pode serdeterminada: pelas propriedades dos reagentes, pelas concentrações dos reagentes e pela temperatura. E pode ser influenciada, ainda: pelas concentrações de outras substâncias que não são os reagentes e pelasáreas das superfícies em contato com os reagentes.

A velocidade das reações química pode ocorrer em escalas de tempo muito amplas. Por exemplo, uma explosão pode ocorrer em menos de um segundo, acocção de um alimento pode levar minutos ou horas, a corrosão pode levar anos, e a erosão de uma rocha pode ocorrer em milhares ou milhões de anos.

Convivemos diariamente com diversos exemplos de...
tracking img