Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:
O ensino de Biologia no Ensino Médio vem sendo aplicado por diversas instituições de maneira fragmentada, gerando problemas no aprendizado dos jovens, principalmente quando se deparamcom a linguagem exigida por essa disciplina; a qual, muitas vezes, apresenta-se descontextualizada da realidade. É de suma importância que se proponha uma nova forma de trabalhar os conteúdos através de novas metodologias, permitindo aos educadores uma ampla reflexão sobre suas práticas em sala de aula. O presente artigo tem por objetivo definir a interdisciplinaridade como uma proposta queprivilegia a produção do conhecimento baseada no cotidiano e na vivência do educando.. Analisa, posteriormente, de que forma vem sendo concebida a interdisciplinaridade no âmbito das aulas de Biologia, fazendo uma avaliação sobre a prática e as dificuldades nas quais esbarram o educador em relação às instituições e à sua própria formação.

Palavras chaves: Interdisciplinaridade; Biologia;Mediação Pedagógica.

1 INTRODUÇÃO
Muito se tem discutido sobre a prática pedagógica no Ensino Médio, dentre outros motivos, devido à presença dos recursos científicos e tecnológicos na sociedade atual e globalizada, que tem gerado necessidades distintas e complementares em relação ao ensino.
A complexidade dessas questões vem promovendo debates em torno de uma Educação Científica que prepare oseducandos para o exercício da cidadania, expondo o educador a uma reflexão em relação à adoção de práticas interdisciplinares no Ensino de Biologia, já que a extrema fragmentação do saber,
____________________
¹Graduanda em Biologia
Artigo apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito final para obtenção do título de Licenciada.

dividido em disciplinas isoladas, produzno educando a impressão que os saberes no seu cotidiano também são fragmentados.
Este fato implica numa (de)formação do professor de maneira a não superar
esta fragmentação. Para que isso não aconteça, vem sendo proposto pelas instituições de ensino um trabalho de forma interdisciplinar, que possa ser concretizada a partir de uma abordagem que privilegie a produção do conhecimento ou que gireem torno de um tema único, que irá ser trabalhado pelas diferentes disciplinas.
Neste sentido, o papel do educador é possibilitar que, ao acessar a informação, o aluno tenha condições de decodificá-la, interpretá-la e, a partir daí, emitir um julgamento. Ou seja, que seja capaz de apreender o mundo que o cerca e de traduzi-lo de uma maneira crítica.
Quando se pensa no ensino de Biologia, um doscaminhos que possibilitaria levar a esta formação crítica e, acima de tudo, cidadã, seria trabalhar com situações
pertencentes ao dia a dia, de modo que o conhecendo, o indivíduo pudesse debatê-lo e, posteriormente, modificá-lo.
Mas o professor de Biologia se depara, também, com outra tarefa: conduzir o educando a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos,relacionando a teoria com a prática, de acordo com os parâmetros e objetivos do Ensino Médio.
Assim, o presente artigo reflete sobre os conceitos de interdisciplinaridade, bem como de que forma ela pode contribuir para uma melhor apreensão dos saberes; ao mesmo tempo em que discute alguns métodos que podem ser utilizados pelo professor de Biologia para que uma proposta interdisciplinar se tornerealmente efetiva na mediação destes saberes. Assim, busca-se conseguir uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes aparece fragmentada pelos meios de que se dispõe para conhecê-la.


2 INTERDISCIPLINARIDADE E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

O desenvolvimento das ciências e os avanços da tecnologia, no século XX, verificaram que o sujeito pesquisador interfere no objeto pesquisado;...
tracking img