Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O comportamento normal e o patológico (anormal / doença mental)
A divisão entre o normal e o patológico é tênue, entretanto, a normalidade possui 3 características importantes:
- a flexibilidade, - a alegria e a - auto-estima.
FlexibilidadeA flexibilidade para o novo, para a mudança, para uma nova maneira de ser, não querer ser o dono da verdade são traços de normalidade. Na patologia ocorrea rigidez, no sentido de que a pessoa acha que sabe tudo, não aceita o novo. A rigidez é um traço patológico. Alegria A alegria é característica de pessoas sãs e a melancolia de pessoa doentes. Essa alegria pode ser psíquica e/ou corporal. Na pessoa deprimida falta a alegria.
Auto-estima É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de se respeitar, confiar e gostar desi. A auto-estima é a soma da autoconfiança com auto-respeito. É a chave para o sucesso ou para o fracasso. É também a chave para entendermos a nós mesmos e os outros. O patológico O distúrbio mental ocorre em todas as sociedades, embora os sintomas variem conforme a cultura. Normalmente, a personalidade de qualquer doente mental mostra sinais de inadaptação e excesso de algum comportamento. Éimportante frisar que para ser patológico, o comportamento deve ser uma constante na vida da pessoa.
Toda doença mental e seus sintomas se desenvolvem a partir das interações da personalidade da pessoa com uma ou mais tensões. A tensão pode ser "interna" como resultado de alterações orgânicas e psicológicas no organismo ou "externa".
Sistemas classificatórios das doenças mentaisPsicopatia Opsicopata não é considerado doente mental, não sofre de alucinação, delírio e/ou desorientação e não apresentam sofrimento mental.Possuem raciocínio calculista, mentirosos, dissimulados, sedutores, visam apenas seu próprio benefício.Buscam poder e autopromoção.PsicopatiaTem total consciência pelos seus atos (cognitivo é perfeito!),sabem que estão infringindo as regras sociais e por que estão agindodesta maneira.A deficiência está no campo dos afetos e emoções e na ausência de culpa em relação aos seus atos.Usam o “jogo da pena”, da “vítima”, manipulam a verdade, se informam sobre diversos assuntos, incapazes de amarTRANSTORNO DE ANSIEDADE Expectativas do pior ante qualquer notícia (pessimismo consistente) → dificuldade = prenúncio de tragédia -Cartório devolveu processo por erro = perdidoSensação de tensão, irritação, impossibilidade de relaxar, insônia.-Aproximação de Audiência =Insônia Dificuldade em concentrar, associada a alterações de memória - Memorizar instruçõesDiagnosticados em todas as faixas etárias – relacionado stress. Manifestações Somáticas da Ansiedade –sensação de fraqueza, alterações na pressão arterial, perturbações gastrointestinais, geniturinárias, etc.Manifestações Psicológicas + Somáticas = aumento de tensão e instabilidade emocional do indivíduo. Desempenho zero.mal-estar; irritabilidade; dor de cabeça, falta de ar; palpitações; tensões musculares; tremor; Sudorese; Medos; calafrios; tontura; asfixia, etc. TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO A pessoa é aprisionada por um padrão de comportamentos e pensamentos repetitivos, sem sentido, desagradáveis eextremamente difíceis de evitar. Obsessão e compulsão A obsessão é a persistência patológica de um pensamento ou sentimento irresistível, sempre associado à ansiedade, e que não pode ser eliminado da consciência pelo esforço da lógica. A pessoa permanece continuamente ruminando o assunto e, com isso, sofre e perde a condição de funcionalidade, porque esse pensamento a persegue. A compulsão é ocomportamento ritualístico de repetir um procedimento estereotipado, com o objetivo de prevenir um evento improvável e que pode se manifestar na mais variada gama de comportamentos. Ela pode trazer reflexos indiretos para o trabalho (o indivíduo acaba se atrasando) ou diretos (o indivíduo transfere para o trabalho algumas práticas compulsivas). As obsessões mais comuns envolvem: Preocupação...
tracking img