Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 7
A vida política

Podemos distinguir entre o uso generalizado e vago da palavra política e outro, mais específico e preciso, que fazemos quando damos a ela três significados principais inter-relacionados:

1. O significado de governo, entendido como direção e administração do poder público, sob a forma do Estado.
2. O significado de atividade realizada por especialistas – osadministradores – e profissionais – os políticos -, pertencentes a certo tipo de organização sociopolítica – os partidos -, que disputam o direito de governar, ocupando cargos e postos no Estado.
3. O significado, derivado do segundo sentido, de conduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e freqüentemente contrários aos interessesgerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ou ilegítimos.

A palavra política é grega: ta politika, vinda de polis

Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor ediscutir em público opiniões sobre ações que a Cidade deve ou não deve realizar).
Ta politika são os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos: costumes, leis, erário público, organização da defesa e da guerra, administração dos serviços públicos (abertura de ruas, estradas e portos, construção de templos e fortificações, obras de irrigação, etc.) e das atividades econômicas da Cidade (moeda,impostos e tributos, tratados comerciais, etc.).
Nas realezas existentes antes dos gregos, nos territórios que viriam a formar a Grécia – realezas micênicas e cretenses -, bem como as que existiam nos territórios que viriam a formar Roma – realezas etruscas -, assim como nos grandes impérios orientais – Pérsia, Egito, Babilônia, Índia, China – vigorava o poder despótico ou patriarcal.
Apropriedade da terra e de seus produtos existia sob duas formas principais:
1. Como propriedade privada do rei e, portanto, como domínio pessoal do chefe ou patriarca.
2. Como propriedade coletiva das aldeias ou propriedade comunal do chefe da aldeia, que pagava tributos ao rei em troca de proteção, submetendo-se ao poder régio e, portanto, à autoridade religiosa e militar do senhor.
Seja num casocomo noutro, o rei era forçado a exercer um controle cerrado sobre as chefias locais e sobre os que usufruíam as terras, pois as rebeliões eram freqüentes e a disputa pelo poder interminável.

Capítulo 8
As filosofias políticas – 1ª parte

Segundo cita Marilena Chauí, existem três formas de explicar a origem da vida política.
A primeira é as inspiradas no mito das Idades do Homem ou da Idadede Ouro, que diz que no princípio, durante a Idade de Ouro, os seres humanos viviam na companhia dos deuses, nasciam diretamente da terra e já adultos, eram imortais e felizes, sua vida transcorria em paz e harmonia, sem necessidade de leis e governo a perda da Idade de Ouro é narrada de modo diverso, porém, em todas as narrativas relata uma queda dos humanos, que são afastados dos deuses,tornam-se mortais, vivem isoladamente pelas florestas, sem vestuário, moradia, alimentação segura, sempre ameaçada pelas feras e intempéries.
Com o tempo, descobrem o fogo: passam a cozer os alimentos e a trabalhar os metais, e assim surge a idade do ferro que é marcada pela organização dos homens em grupos e guerreiam entre si em busca da sobrevivência.
A última idade é a Idade do Ferro, em geraldescrita como a era dos homens organizados em grupos, fazendo guerra entre si. Para cessar o estado de guerra, os deuses fazem nascer um homem eminente, que redigirá as primeiras leis e criará o governo. Nasce a política com a figura do legislador, enviado pelos deuses.
Esse mito foi usado na Grécia por Platão e em Roma por Cícero, que pregam as leis e a figura do legislador como detentor da vida...
tracking img