Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
“Para que serve a linguagem”

Transmitir informação é uma necessidade e um desejo humano, não é uma característica da linguagem.

A linguagem analisa-se pela sua estrutura e funcionamento. Utiliza-se para comunicar, transmite informação e envolve o emissor com o poder do que exprime, afirmando-se como ser social, atendendo aos seus sentimentos e local onde se encontra. Faz chegar amensagem aos receptores, por palavras e atitudes na forma de se expressar, seja de forma ausente, presente ou virtual. Por vezes há uma distorção da informação, em que se diz ou faz algo que não se quer, que provoca o contrário do que se queria dizer ou a transmissão de algo que os receptores já sabem.
A comunicação envolve um código que supostamente é entendido por todos os envolvidos, seja deforma oral, escrita ou gestual e que estabelece o contacto com os interlocutores.

As funções da linguagem fundamentam e classificam a comunicação e em conjunto ajudam a explicar o sentido que se quer estabelecer em cada discurso, expressão ou acto.
As seis funções essenciais da linguagem não se separam, mas ordenam-se pela sua relevância e ao longo do contexto.

A Função Expressiva faz denotaras emoções, utiliza a primeira pessoa “EU”, privilegia os diferentes processos gramaticais e estilísticos. Faz uso das interjeições, onomatopeias, pragas e formas exclamativas.
A entoação tem grande importância como expressão de afecto, alegria, irritação, surpresa, sofrimento e ou entusiasmo.
A expressão verbal completa-se e sustenta-se por traços não linguísticos como a mímica, os gestos ostiques, a intensidade da expressão, as inflexões e o volume da voz.

A Função de Incitação utiliza a segunda pessoa “TU”, a quem se dirige como imaginário, realçando o verbo e o seu poder de forma acessível. São específicos o imperativo, o vocativo e todas as formas de interpelação (socialmente codificadas). Estas formas servem para forjar a relação entre o locutor e interlocutor. É por meiodestas que se afirmam relações externas ao enunciado, mostrando sentido prático, de agilidade e eficácia, que faz denotar relação entre os interlocutores e a influência do contexto.
A palavra é uma forma de acção, com valor ritual e mágico que exerce actividade tanto no locutor como nos interlocutores apelando aos verbos performativos.
Os imperativos assumem uma declaração por parte do emissor, emque o acto só se torna verdadeiro se o receptor assumir essa função.
Determina a comunicação que visa transformar a realidade ou os indivíduos relativamente a acontecimentos ou efeitos comportamentais.

A Função Referencial é objectiva e directa, trata as tarefas informáticas como o armazenamento e descodificação de informação. Usa a terceira pessoa “ELE”.
Pode assumir-se por sistemas de signoscomo códigos gráficos e ideográficos, ou recorrer à mímica como por exemplo quando se está num país estrangeiro.

A Função Fática estabelece ligação e o contacto social entre emissor e receptores assegurando o funcionamento relativo à forma de comunicação. Pode exprimir-se por comportamento, mímica e gesto.
Ainda que não seja entendido o que é que os bebés tentam comunicar por meio do palrar oudo choro, é importante manter o contacto com eles, estabelecendo uma forma de socialização, mais importante que a informação é assegurar a compreensão.

Estabelecer o contacto social faz parte das regras de socialização com os outros, que pode ser numa conversa banal.
Quando o contacto é interrompido ou as conversas são ridicularizadas interrompe-se o contacto verbal.

A FunçãoMetalinguística faz interpretação e descodifica a linguagem. É a única função que não se separa da linguagem. É coerente na aprendizagem de uma língua estrangeira e explora a língua materna ao longo do percurso escolar, é usada quase sem pensar quando o locutor é levado a fazer analogias.
Neste sentido os “enganos” das crianças devem ser relacionados com a formação e desenvolvimento das suas competências...
tracking img