Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROBIOLOGIA BÁSICA

Resumo - Seminário





Curso: Engenharia Ambiental
Nome: Layane Paula Pereira Esteves
Professora: Laécia







Maracanaú – Ceará,
Dezembro/2012.



Doenças Causadas por Vírus e Bactérias
1. VÍRUS
O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente capaz decausar doenças em animais e vegetais.. Ele é formado por um capsídeo de proteínas que envolvem o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácido desoxirribonucléico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.
Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias damatriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias).

 Doenças causadas por vírus
• GRIPE H1N1
A Gripe Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus etransmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, é recomendável manter ambientes arejados e limpos para evitar a proliferação da doença.. O período de incubação varia de 3 a 5 dias.
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa queapresentar febre alta, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos e tosse.
A prevenção se dá através de vacina. A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Existe ainda uma vacina com ação trivalente, pois imuniza contra o H1N1e o H3N2 da influenza A e contra o da influenza B.
• DENGUE
Dengue é uma doença infecciosacausada por um vírus transmitido para o homem através da picada do mosquito Aedes aegypti.
.A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença. Nos seres humanos, o vírus permanece emincubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas da dengue podem ser percebidos.
O tratamento requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos antitérmicos que devem ser recomendados por um médico.
A prevenção mais eficaz da doença é o combate ao mosquitotransmissor, feito através da eliminação de depósitos de água para que as fêmeas não coloquem os ovos, evitando a proliferação de mosquitos.

• AIDS
É uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e suagravidade.. A infecção se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.
Esse vírus pode ser transmitido pelosangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. Os sintomas mais comuns são febre constante, manchas na pele, calafrios, ínguas, dores de cabeça, de garganta e dores musculares.
Existe um exame de sangue específico para o diagnóstico da AIDS, chamado teste Elisa. Em média, ele começa a registrar que a pessoa está infectada 20 dias após o contato de...
tracking img