Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ante-Projeto. Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI Resumo

1. Apresentação

A elaboração de um Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFESP – ora adiante PDI – visa fortalecer o papel da Universidade na geração e difusão do conhecimento e o caráter público desta Instituição Federal de Ensino e Pesquisa.

O Plano é um instrumento de política institucional capaz de iluminar asdisposições da Universidade em relação ao futuro coletivamente desejado, aumentando o escopo de participação da comunidade de atores relevantes. Deve também permitir que os processos administrativos incorporem maior grau de racionalidade, como forma de melhorar a capacidade de tomar decisões.

Alcançar autonomia implica em formular e implementar políticas institucionais de gestão, prospecção eavaliação, transversais a todas as atividades que a Universidade realiza. Tais políticas, no nível da instituição, balizam este PDI, estando em consonância com as disposições do Estado brasileiro em aumentar a capacidade organizacional de suas instituições, circunscritas pelas iniciativas e/ou discussões acerca dos seguintes instrumentos legais e normativos do âmbito da Educação:

ü Anteprojetoda Educação Superior (Lei da Reforma das Instituições de Ensino Superior)
ü SINAES, Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, formado por três componentes principais: avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
ü Plano Nacional de Extensão, 1999 -2001.
ü Lei nº 11.091, de 12 de Janeiro de 2005, dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos CargosTécnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação.
ü Esta legislação determina que todas as Instituições de Ensino Superior apresente seu PDI, seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI) pertinente a graduação , pós graduação e extensão, e seu relatório da auto avaliação,coordenado por uma Comissão Própria de Avaliação, que deveser minimamente constituída segundo parâmetros nela definidos.

2. Desenvolvimento do processo de construção do PDI

2.1 Comissão e Grupo Institucional
Comissão
ü O Pdi foi coordenado por comissão designada pelo Reitor com a seguinte composição:

Regina Celes de Rosa Stella – Presidente
Emanoel Oliveira Conceição
Linda Bernardes
Lucia de Oliveira Sampaio
Lucila Amaral Carneiro ViannaMarcello Sampaio Di Pietro
Márcia Mattos
Maria Bernadete de Noronha Dantas Rossetto
Meide Silva Anção
Tiago Chiavegatti

Grupo Institucional para elaboração do PDI

A comissão considerou inicialmente que deveria envolver no planejamento do PDI, minimamente, os conselhos plenos das quatro pró-reitorias num total de 110 representantes com a seguinte distribuição por categoria:94docentes , 5 alunos graduação, 1aluno de pós-graduação, 1 residentes, 2 servidores técnicos administrativos, 4 representantes dos hospitais , 1 representante peps, 1 representante do Lar Escola São Francisco , 1 representante da Uati. A representação de estudantes e técnicos administrativos foi ampliada (Tabela 1); o Diretório Acadêmico e o Sindicato dos servidores - SINTUNIFESP, indicaram seusrepresentantes.

TABELA 1

N N %
Representantes convidados a participar por categoria
Estudantes 20 9,05
Docentes 140 63,35
Técnico Administrativos 61 27,6
Total 221 100

A relação nominal destes representantes institucionais pode ser lida ao final deste resumo.

2.2 Princípios

A missão da Unifesp e os principais decorrentes circunscreveram o desenvolvimento de seu PDI.
Amissão que a UNIFESP se propõe a cumprir é a que tem por objetivo desenvolver em nível de excelência, atividades inter-relacionadas de ensino, pesquisa e extensão, e que é resumida na seguinte afirmação:

“A Educação Superior tem dado ampla prova de sua viabilidade no decorrer dos séculos e de sua habilidade para induzir mudanças e progressos na sociedade. Devido ao escopo e ritmo destas...
tracking img