Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Toda ação teleológica se compõe de dois momentos: a posição do fim (finalidade) e a busca dos meios. O trabalho se orienta pela finalidade (ou seja, posição do fim), este, fio condutor do processode objetivação.
As objetivações, por sua vez, não se tornam absolutas, pois operam em contexto que emana da esfera da causalidade, com determinações que limitam o processo. Os limites não podem sersuperados, mas nem assim, mudam o fato de que o homem age na intenção de obter o almejado.
É importante salientar a relevância da busca dos meios no processo histórico, pois é nessa mediação que sãoadquiridos conhecimentos do real e, também, se torna possível o desenvolvimento dos conhecimentos acerca do ser-precisamente-assim existente.
A contraditória relação existente entre a posição do fime a busca dos meios, faz com que seja necessária a separação dos dois para que exista uma real compreensão do processo do trabalho, em particular, o seu significado na ontologia do ser social.
Abusca dos meios por sua própria essência é o ponto pelo qual o trabalho se conecta com a origem do pensamento científico e com o seu desenvolvimento. A ciência cumpre uma função social específica: é amediação que fixa e desenvolve o conhecimento acerca da natureza ao longo da história. "é [...] pela tendência intrínseca a se fazer autônoma da busca dos meios durante a preparação e execução doprocesso de trabalho que se desenvolve o pensamento orientado cientificamente e que mais tarde originará as diversas ciências naturais"
Lukács busca por categorias universalmente marcantes fundamentadoontologicamente na unitariedade última do ser, sua universalidade imanente. Sendo assim, não se trata de uma atividade generalizadora e abstrativa da consciência, pois todo ente tem sua singularidadeconstituída em um processo que apenas pode existir no interior de uma dada totalidade. Por isso, o conhecimento adquirido/necessário, tendo em vista um fim específico, particular, limitado, é sempre...
tracking img